RESPONSABILIDADE SOCIAL DA IES, ENFATIZANDO A CONTRIBUIÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL E AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DA REGIÃO

O programa de Responsabilidade Social da Faculdade Sant'Ana baseia suas atividades no compromisso que as organizações devem ter com a sociedade, trabalhando a ação responsável com relação aos diversos públicos interessados, socializando o conhecimento adquirido na Faculdade. São desenvolvidos projetos e ações com o "compromisso contínuo de atuar de forma ética e contribuir para o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida dos funcionários e suas famílias, bem como da comunidade local e da sociedade com um todo", O programa atende quatro categorias:

-Filantrópica: trata das facilidades ofertadas aos acadêmicos, como forma de garantir sua entrada e permanência na IES.

- Legal: trata dos padrões de conduta, frente às normas legais existentes.

- Comunitária: trata do desenvolvimento de projetos e ações que visem o benefício da comunidade onde a instituição está inserida.

- Ética: trata do comportamento que se espera da IES.

Com base nestas categorias, são traçados objetivos a seguir:

* Desenvolver atividades socialmente responsáveis;

* Possibilitar ao aluno formação humanizada e aprendizado com base na realidade através da atuação voluntária;

* Difundir a responsabilidade social internamente (junto a docentes, discentes e funcionários) e junto à comunidade;

* Trabalhar a responsabilidade social de forma transversal nas disciplinas;

* Difundir valores e práticas ambientais;

* Capacitar membros da instituição e da comunidade;

* Criar condições para atingir a efetiva inclusão social no país.

No tocante a responsabilidade social da IES com a sociedade, em defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural, a IES mantém as ações de responsabilidade social por meio de diferentes projetos nas áreas da pesquisa e extensão desenvolvidos pelos diferentes cursos de graduação da Faculdade Sant'Ana.



Projeto Você é importante

Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades. Por meio de contribuições voluntárias, a sociedade se mobiliza, organizando e desenvolvendo projetos e ações sociais para transformar determinada realidade para o bem comum. Por essa razão as comunidades da Vila Clóris e da Coronel Cláudio foram escolhidas por fazerem parte famílias de baixa renda

Esse projeto acontece aos sábados e busca envolver todos os cursos da instituição em prol da melhoria da qualidade de vida dos moradores da Vila Clóris com as seguintes ações:

Curso de Secretariado e Técnico em TCC

Aulas de Informática básica

Cursos de apresentação pessoal e como proceder em entrevistas de emprego.

Grupo WIDA

Curo de Pedagogia

Testes vocacionais e Alfabetização

Curso de Psicologia:

Ponto de Apoio às Famílias das Crianças da Creche Vila Clóris

A família constitui a primeira fonte de aprendizagem para a criança, onde ela constrói sua auto-imagem e sua maneira de relacionar-se com o conhecimento. Muitas “lições” aprendidas na família impregnam-se de tal maneira à personalidade da criança, que esta as carrega consigo durante toda a vida. Portanto, este trabalho teve como objetivo criar um grupo de apoio às famílias das crianças assistidas pelo Centro Educacional Infantil Vila Clóris, bairro com uma população carente e com um alto índice de violência, localizado na Cidade de Ponta Grossa-PR. Realizaram-se reuniões semanais com duas horas de duração, com a participação de mães, estagiários de psicologia e a professora coordenadora do projeto, tendo utilizado o referencial teórico de grupo operativo. Os principais temas discutidos foram: autoconhecimento, auto-estima, educação dos filhos, limites, respeito, comunicação e relacionamento interpessoal, Utilizou-se também dinâmicas de grupo, relatos pessoais e abordagem de temas escolhidos pelo próprio grupo. No decorrer dos encontros verificou-se entre os participantes uma melhora satisfatória na auto-estima, formação de vínculo, ajuda mútua e a busca por uma possibilidade de educação diferenciada, tornando-se multiplicadores das ações internalizadas. Através do trabalho desenvolvido essas famílias começaram a ter uma estrutura emocional mais equilibrada tornando-se fortalecidos para acompanhar e orientar o desenvolvimento biopsicossocial das crianças assistidas.

Curso de Educação Física

Projeto de capoeira /dança de rua/ judô/atividades esportivas

Durante o semestre letivo os acadêmicos dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, desenvolverão atividades referentes a atividade Capoeira / dança de rua/judô/ atividades esportivas para familiares e alunos do CEI Vila Clóris e para a comunidade interessada nesta atividade física. Os encontros serão organizados a partir do lançamento do Projeto e ocorrerão dentro dos prazos estipulados pelo projeto maior. Para participar do referido projeto os participantes farão inscrições no CEI Vila Clóris.

Filosofia

Palestras sobre Gravidez na adolescência, drogas, valores

Cursos Técnicos Bio e Farmácia

Exames laboratorias( anemia , diabetes e aferir pressão)

Projeto do cigarrro



Projeto Psicologia para todos

A formação do psicólogo vem se pautando, nos últimos anos, pelo compromisso social, caminhando cada vez mais para além dos espaços individuais de atendimento psicológico, direcionando também suas ações para a pesquisa e a intervenção na realidade social. O profissional da área tem atuado não somente nos consultórios, mas ocupado também posições significativas nas ações voltadas à saúde mental e à saúde coletiva, em instituições educacionais, hospitalares, prisionais e judiciárias, em organizações não-governamentais e em projetos de inclusão social. Portanto, foi pensando nessa transformação da atuação do campo da psicologia que a Faculdade Sant'Ana localizada na Cidade de Ponta Grossa-PR, implantou no ano de 2009 o Projeto de Extensão “Psicologia Para Todos”, cuja iniciativa se deu através dos eventos que o Curso de Psicologia já vinha desenvolvendo nas ruas do centro da cidade, através da semana do psicólogo, jornada de saúde mental, entre outros.Esse projeto implantou o trabalho de “Escuta e Aconselhamento” nas ruas centrais da cidade, objetivando a promoção da saúde mental.E vem sendo desenvolvido mensalmente pelos acadêmicos do 4º e 5º ano de psicologia, onde realizam a triagem das pessoas, as quais são atendidas em tendas colocadas no centro da cidade, com o objetivo de orientação e encaminhamentos quando necessário à Clínica-Escola de Psicologia. E foi através deste projeto que demos início aos atendimentos clínicos. A atuação é transformadora e mostra que o compromisso social nada mais é que buscar saídas para ações inovadoras.



Projeto Esportes Adaptados

O projeto Esportes Adaptados é um espaço onde teoria e prática se encontram, possibilitando ao acadêmico vivenciar experiências relacionadas aos esportes adaptados para pessoas com necessidades especiais. O objetivo é oportunizar uma formação acadêmica mais sólida e vinculada à prática, bem como, proporcionar as pessoas com necessidades especiais a vivência de práticas esportivas, contribuindo na superação de suas dificuldades orgânico-funcionais, na elevação da auto-estima e na inserção ou reinserção na sociedade.



Projeto de Formação

Destina-se a atender aos alunos do curso Magistério - nível médio, por meio de palestras e/ou oficinas que abordem questões relacionadas à prática de sala de aula, metodologias de ensino, afetividades e discussões realizadas pelos egressos do curso de Pedagogia, especialmente na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso



Consciência Ambiental nas Escolas

Tem como objetivo trabalhar com situações que possibilitem aos alunos pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca, principalmente nas questões ambientais, tão importantes para a nossa sobrevivência.

Transformar o aluno em consciente de suas escolhas e mostrar que suas decisões e atitudes podem fazer a diferença.

O projeto envolve acadêmicos do curso de Pedagogia e Filosofia



Ambulatório de Transtornos Alimentares e Obesidade

O objetivo do projeto é oferecer à comunidade interna e externa a Faculdade Sant'Ana tratamento e prevenção dos transtornos alimentares o obesidade, com objetivo de melhorar a sua qualidade de vida e reduzir a morbimortalidade deste grupo de pacientes.Também assume como objetivos:Integrar os acadêmicos de Psicologia e Educação Física ao ambulatório;Oferecer a comunidade avaliação e acompanhamento para a cirurgia bariátrica.Proporcionar à comunidade interna e externa tratamento especializado para sobrepeso, obesidade, anorexia, bulimia e demais transtornos da alimentação



Projeto Grupo Wida

O Grupo de Orientação e Informação aos Cuidadores dos portadores de Alzheimer e Parkinson, consiste em reunir pessoas voltadas para o desenvolvimento de objetivos comuns e soluções que busquem unificar na região dos Campos Gerais, as informações por meio de folhetos informativos, livros, palestras, filmes, oficinas, relatos de experiências, dinâmicas e atividades lúdicas e que, além da habilidade de cuidar, aumentem sua capacidade de multiplicador consciente das angústias do familiar que, ao receber o diagnóstico de provável Doenças de Alzheimer ou Parkinson, sente-se desamparado e confuso com as perspectivas de cuidar de um doente sem esperança de cura.



Projeto Sangue Consciente

Esse projeto tem como objetivo a doação consciente de sangue entre os acadêmicos da faculdade , não como trote, mas com a consciência de que se trata de responsabilidade para com a sociedade.As doações são para o banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia e acontecem no mês de agosto



Projeto Projeção

O Projeto denominado PROJEÇÃO aconteceu na Agência do Trabalhador com palestras sobre: como elaborar um currículo, como se comportar nas entrevistas, orientações de cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela comunidade e auxílio no preenchimento de fichas para emprego, utilizando técnicas de acordo com o perfil exigido pelas empresas da cidade.Este ano terá a segunda edição do projeto.



Mostra Cultural

A Mostra cultural acontece uma vez ao ano com o objetivo de reunir a comunidade educativa interna e externa, com intuito de descobrir talentos artísticos entre os acadêmicos.