A AVALIÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NO DIAGNÓSTICO DO AUTISMO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Jéssica Stem Blakleitz Faculdade Sant'Ana
  • Tais Hoinaski Paris
  • Beatriz Souza

Resumo

O estudo constitui em uma revisão de literatura. Nessa investigação os objetivos foram apresentar a avaliação neuropsicológica como ferramenta para o diagnóstico do Autismo, apontar suas etapas, indicar as funções executivas em indivíduos com essa condição. É um estudo dedutivo, de natureza básica, baseada em autores principais como Bosa (2000), Neumann et. Al. (2017) e Czermainski (2012). Nesse estudo notou-se que a avaliação neuropsicológica é uma ferramenta fundamental para o planejamento de futuras intervenções e reabilitações no desenvolvimento do indivíduo. 

Referências

BOSA, C. A. & CALLIAS, M. Autismo: breve revisão de diferentes abordagens. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13 (1), p. 167-177, 2000.

CASAGRANDE, R. C.; Epistemologia da Pesquisa sobre atendimento educacional especializado: Aspectos epistemológicos da pesquisa e a filosofia da práxis, p. 49-88, 2007.

CZERMAINSKI, F. R. Avaliação neuropsicológica das funções executivas no transtorno do espectro do autismo. Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Dissertação de Mestrado. Porto Alegre, 2012.

Dalgalarrondo, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Editora Artes Médicas do Sul, 2000.

ORSATI, F. Autismo e Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: Avaliação Neuropsicolgica. Caderno de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Disponível em: http://docplayer.com.br/15755995-Autismo-e-transtornos-invasivos-do-desenvolvimento-avaliacao-neuropsicologica.html.

NEUMANN, D.M.C., TARIGA, A.R., PEREZ, D. F., GOMES, P.M., SILVEIRA J.S. & AZAMBUJA, L.S. Avaliação neuropsicológica do transtorno do Espectro Autista. Psicologia.pt ISSN 1646-6977. 2017.

Downloads

Publicado

16-11-2017

Como Citar

Blakleitz, J. S., Paris, T. H., & Souza, B. (2017). A AVALIÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NO DIAGNÓSTICO DO AUTISMO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 15. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/350

Edição

Seção

Resumo Expandido