Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Faculdade Sant'Ana em Revista é uma publicação semestral do Núcleo de Pesquisas, Extensão e Pós-Graduação da Faculdade Sant'Ana que tem como objetivo estabelecer um espaço de debate, discussões e socialização das produções acadêmicas e cientí­ficas das Áreas de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas, prezando pela excelência e o respeito aos princí­pios Éticos.

A Faculdade Sant'Ana em Revista, de carater interdisciplinar, aceita artigos inéditos resultantes de pesquisa teórico ou empí­rico, bem como revisões da literatura, resenhas e entrevistas sobre temas relevantes para as diversas Áreas do conhecimento.

Os artigos são publicados na lí­ngua original dos seus respectivos autores, de preferência em português, inglês e espanhol.

Destina-se especialmente ao público universitário, professores e estudantes da pós-graduação, das Áreas de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas que tenham interesse em socializar o conhecimento e seus saberes especí­ficos.

Além de artigos acadêmicos, publica também resenhas e documentos, quando isso for interessante à área de atuação. Os artigos são submetidos a pareceres de membros da Comissão Editorial ou de pareceristas ad hoc.

A partir de 2017 passa a ser uma publicação on-line e semestral.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos submetidos à  publicação serão analisados por pares (especialistas reconhecidos e de notório saber, de diferentes instituições), os quais arbitrarão sobre a conveniência, ou não, de sua aceitação.

O texto encaminhado aos avaliadores não terão identificação da autoria. São utilizados para o parecer as Diretrizes para avaliação.

Poderão ser sugeridas aos autores reformulações ou adaptações à s normas editoriais. Os pareceres sobre o texto deverão indicar a avaliação numa das seguintes categorias: aceitar, aceitar com revisão, submeter novamente para avaliação, submeter novamente em outro periódico, rejeitar.

A Comissão Editorial assegura o anonimato para o(s) autor(es) no processo de avaliação, como também assegura aos avaliadores o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para julgamentos e avaliações.

As opiniões e os conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a posição da Comissão Editorial.

Os textos submetidos, após a verificação de adequação e padronização e às normas editoriais, são encaminhados para avaliação.

A avaliação passa por uma análise em que a primeira leitura se destina exclusivamente avaliar a relevância e pertinência dos artigos submetidos, sua adequação ao escopo da revista e aspectos como contribuição e ineditismo do texto.

Somente os trabalhos considerados como relevantes pela equipe editorial prosseguirão para as demais etapas de avaliação. Após aprovado nessa etapa, o trabalho segue para análise por pares, adotando o formato de avaliação anônima dupla (double blind review).Os manuscritos serão avaliados por dois consultores, entretanto, de acordo com sua especificidade, o editor poderá designar um terceiro.

Quando a pesquisa envolver seres humanos, os autores deverão mencionar o número do protocolo de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa. 

Periodicidade

A Faculdade Sant'Ana em Revista é um periódico de publicação semestral, indexada em bases nacionais.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.