A RELAÇÃO DO CAPITAL ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Cátia Goulart Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Taynan Alécio da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Elberto Teles Ribeiro FACUMINAS
  • Leci Lessa de Carvalho Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

BNCC. Educação. Neoliberalismo. Formação. Competências.

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar os fundamentos de cunho liberal e neoliberal por trás dos princípios que orientam a educação, e suas articulações com as relações sociais capitalistas. É mister compreender como as relações e as dinâmicas educacionais foram marcadas pelo liberalismo e como este promove uma sociedade capitalista, inclusive, influenciando sobre as políticas educacionais. A pesquisa configura-se bibliográfica e documental tendo como foco a Base Nacional Comum Curricular (2018). Os resultados da investigação indicaram que a BNCC e suas proposições orientam-se para a formação que preconiza a prática, a experiência e o refinamento das competências. Além disso, a formação por áreas proposta no documento orientador, sugere uma fragmentação do ensino. Estima-se que as discussões contribuam para fomentar reflexões e novos estudos acerca da formação ofertada nas escolas, e ainda problematizar como a formação de professores tem sido afetada e repercute significativamente na edificação de uma sociedade capitalista em detrimento da formação crítica.

Biografia do Autor

Cátia Goulart, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Taynan Alécio da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Educação, Universidade Estadual de Maringá.

Elberto Teles Ribeiro, FACUMINAS

Pós-graduado em Tecnologias digitais e Inovação na Educação, FACUMINAS

Leci Lessa de Carvalho, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestrando em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

Goulart, C., Alécio da Silva, T. ., Teles Ribeiro, E. ., & Lessa de Carvalho, L. . (2023). A RELAÇÃO DO CAPITAL ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 308 - 324. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2362