A FONOAUDIOLOGIA NA SAÚDE PÚBLICA – ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Kelly Ferreira Cardoso IESSA
  • Korina Cardoso
  • Cleiber Marcio Flores
  • Lucio Mauro Braga Machado

Resumo

A Fonoaudiologia é um campo recente na área da saúde pública. Esta profissão tem atuado junto à promoção da saúde, prevenção e tratamento de danos relacionados à voz, audição e linguagem. Estes danos acometem a comunicação e assim a qualidade de vida das pessoas que apresentam problemas relacionados à fonoaudiologia em geral. Em conjunto com o SUS, os profissionais fonoaudiólogos puderam ampliar sua atuação, para os variados níveis de assistência à saúde, em particular na atenção básica. Com isso, os fonoaudiólogos têm vivenciado atuar em todos os níveis de atenção com ações de promoção, proteção e recuperação da saúde nos diferentes aspectos ligados à comunicação dos indivíduos. O objetivo deste trabalho é tratar de um assunto atual para a Fonoaudiologia: a Fonoaudiologia inserida na Saúde Pública, suas áreas de atuação dentro da atenção básica: promoção e prevenção.

Referências

ANDRADE, C.R.F. Fonoaudiologia Preventiva– Teoria e Vocabulário Técnico Científico. São Paulo: Lovise, 1996.

BEFI, L.. Fonoaudiologia na Atenção Básica. São Paulo, Lovise, 1997.

CAPPELLETTI, I. F. – A Fonoaudiologia no Brasil. São Paulo, Cortez, 1985.

KOCHE, C.J. – Fundamentos de Metodologia Científica: Teoria da ciência e prática da Pesquisa. 14°ed rev. e amp. Petrópolis. Vozes. 1997.

SILVA, F.P. et al Organização de Grupos Terapêuticos no Serviço Público Municipal de São José dos Campos. Revista Fonoaudiologia Brasil, vol.2, junho de 2003.

VIEIRA, M.R et al. – Fonoaudiologia e Saúde Pública. 2°ed rev. e amp. Pro-Fono. 2008.

AIRIS, K. OnneKalel RG – Projetos de Acessibilidade. Disponível em: <http://intervox.nce.ufrj.br/~kalel/saude.txt>, acesso em: 15 de agosto de 2017.

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA (CFFo). Contribuição da Fonoaudiologia para o Avanço do SUS. 2015. Disponível em: http://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/wp-content/uploads/2013/07/Cartilha-sus.pdf>, acesso em: 15 de agosto de 2017.

Downloads

Publicado

16-11-2017

Como Citar

Cardoso, K. F., Cardoso, K., Flores, C. M., & Machado, L. M. B. (2017). A FONOAUDIOLOGIA NA SAÚDE PÚBLICA – ATENÇÃO BÁSICA. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 15. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/142

Edição

Seção

Resumo Expandido