AS MANIFESTAÇÕES ESTÉTICAS DA TORCIDA ORGANIZADA

Autores

Resumo

O presente trabalho, de caráter qualitativo-bibliográfico e com abordagem de revisão de literatura, tem como objetivo apresentar as manifestações estéticas das torcidas organizadas; afim de esclarecer que essas não se compõem exclusivamente como modo de ser coletivo frenético/baderneiro. Mas, que as torcidas organizadas constituem um corpo simbólico e comunitário. Como principal aporte teórico a pesquisa buscou-se fundamentar, principalmente, na obra de Toledo (1996), intitulada Torcidas Organizadas de Futebol. Em resultado da pesquisa, considera-se a proposta de um novo olhar sobre esse fenômeno cultural que são as torcidas organizadas, em detrimento à visão pejorativa sobre esse fenômeno, por exemplo: arruaceiros.

Biografia do Autor

Douglas Oliveira Felipe, Instituição de Ensino Superior Sant'Ana

Academico de Filosofia

Referências

GALEANO, Eduardo. Futebol ao sol e à sombra. Porto Alegre: L&PM, 2014. 296 p.

MURAD, Maurício. A violência no futebol: novas pesquisas, novas ideias, novas propóstas. 2 ed. São Paulo: Benvirá, 2017. 264 p.

TOLEDO, Luiz Henrique. Torcidas Organizadas de Futebol. São Paulo: Autores Associados/Anpocs, 1996. 176 p.

Downloads

Publicado

16-11-2017

Como Citar

Felipe, D. O., & Pessi, D. (2017). AS MANIFESTAÇÕES ESTÉTICAS DA TORCIDA ORGANIZADA. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 15. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/168

Edição

Seção

Resumo Expandido