FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O PAPEL DO EDUCADOR

Autores

  • Aline Mainardes de Oliveira
  • Paulo Fernando Zaratini

Resumo

Esse trabalho evidencia as concepções de graduandas em pedagogia quanto a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). A pesquisa é reflexiva não conclusiva com apoio bibliográfico. Para tanto fundamentamo-nos em autores tais como: Marco Antonio Moreira e David Ausubel, referências nesta teoria. Observa-se que a Aprendizagem Significativa é construída pelo aluno, a partir de um conhecimento prévio para a assimilação de um conhecimento novo. Embora a base seja construtivista, progressiva, essa teoria e suas aplicações ainda permanecem incipientes nos espaços escolares, contribuindo pela permanência ou manutenção do ensino tradicional, muitas vezes mecanizado.

Referências

AUSUBEL, D. P. A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: A TEORIA DE DAVID AUSUBEL. São Paulo: Moraes, 1982.

KLAUSEN, Luciana dos Santos. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM DESAFIO. VI Seminário Internacional Sobre Profissionalização Docente. UNIVALI- Santa Catarina. 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25702_12706.pdf Acesso em: 06. Nov. 2019.

LEMOS, Evelyse dos Santos. A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ESTRATÉGIAS FACILITADORAS E AVALIAÇÃO. Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz Rio de Janeiro. 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID3/v1_n1_a2011.pdf Acesso em: 05. nov.2019.

LIBÂNEO, J. C. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DAS ESCOLAS - TEORIA E PRÁTICA. Goiânia: Alternativa, 1998.

MOREIRA, Marco Antonio. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Qurriculum, n. 25, p. 29-56, 2012. Disponível em:< MA Moreira - Qurriculum, 2012 - poseducacaoifbaiano.com.br>. Acesso em: 21 Set 2019.

PELIZZARI, Adriana et al. TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SEGUNDO AUSUBEL. revista PEC, v. 2, n. 1, p. 37-42, 2002. Disponível em:< A Pelizzari, ML Kriegl, MP Baron"¦ - revista "¦, 2002 - files.gpecea-usp.webnode.com.br>. Acesso em: 21 Set 2016.

ROGERS, Carl R. TORNAR-SE PESSOA. 5. Ed São Paulo: Martins, 2001

VISCA, Jorge. CLINICA PSICOPEDAGÓGICA: EPISTEMOLOGIA CONVERGENTE. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2010.

Downloads

Edição

Seção

Resumo Expandido

Como Citar

FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O PAPEL DO EDUCADOR. (2019). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 17. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/1701