PROGRAMAS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO COM CRIANÇAS DISFÔNICAS

Autores

  • Alessandra Larissa Seixas Rankel Instituição de Ensino Superior Sant'Ana
  • Hellen Francine Flugel Instituição de Ensino Superior Sant'Ana
  • Tatiane da Silva Vieira

Resumo

Trata-se de um estudo a respeito de programas de prevenção e promoção de saúde voltada para as crianças em idade escolar em que foi realizada uma revisão de literatura. Com esses programas é possível identificar e/ou eliminar algum tipo de abuso vocal, os quais causam a disfonia infantil. Faz-se necessário mais estudos a respeito desse tipo de intervenção, além de mais propostas de intervenção para que as crianças em idade escolar possam ter menores impactos na voz, por mau uso e abuso vocal.

Referências

BEHLAU, M.; MADAZIO, G.; PONTES, P. Disfonias organofuncionais. In: BEHLAU, M. Voz – o Livro do especialista. Vol. I. Rio de Janeiro: Revinter, 2001. Cap. 5, p. 295-341.

BORDIN, S. C.; SHEILA, I. B. O. Livros infantis: material motivador para crianças disfônicas em processo terapêutico. PUC – CAMPINAS, 2011. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/267800048>. Acesso em: <16/08/2017>.

GINDRI, G; CIELO, C. A.; FINGER, L. Disfonia por nódulos vocais na Infância. Salusvita, Bauru, v. 27, n. 1, p. 91-110, 2008. Disponível em: <https://secure.usc.br/static/biblioteca/salusvita/salusvita_v27_n1_2008_art_08.pdf>. Acesso em: 15 set 2017.

LEITE, A. P. D.; PANHOCA, I.; ZANOLLI, M. L. Distúrbios de voz em crianças: o grupo como possibilidade de intervenção. Distúrb Comun, São Paulo, 339-347, 2008. Disponível em: <<https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/6835/4954>>. Acesso em: 15 set 2017.

MÜLLER, A. P. P. S. Alterações vocais no aluno – Relato de caso em uma escola de educação infantil. In: RIBAS, A.; PAZINI, S. Fonoaudiologia e educação: uma parceria necessária. Curitiba: UTP, 2010. Disponível em:< http://www.sbfa.org.br/portal/pdf/iiioficina_referencia_educacao2012.pdf#page=38>. Acesso em: <29/08/2017>.

PENTEADO, R. Z. et al. Vivência de voz com crianças: análise do processo

educativo em saúde vocal. Rev. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, 19(2): 237-246, agosto, 2007. Disponível em: <<https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11903>>. Acesso em: 26 ago 2017.

SADER, R. C. M. HANAYAMA, E. M. Considerações teóricas sobre a Abordagem acústica da voz infantil. Rev. CEFAC, São Paulo, v.6, n.3, 2004. Disponível em:

<http://www.revistacefac.com.br/edicoes/revista/revista63/Artigo%2014.pdf>. Acesso em: 28 de set 2017.

SOUZA, L.B.R. Atuação fonoaudiológica em voz. Rio de Janeiro: Revinter, 2010.

Downloads

Publicado

16-11-2017

Como Citar

Rankel, A. L. S., Flugel, H. F., & Vieira, T. da S. (2017). PROGRAMAS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO COM CRIANÇAS DISFÔNICAS. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 15. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/267

Edição

Seção

Resumo Expandido