LEITURA E DIREITOS DO SURDO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Keyse Regiane Lepka Da Cunha
  • Vanderleia Silvério
  • Simone Carvalho Do Prados Dos Santos

Resumo

RESUMO: O presente trabalho visa a apresentar atividades desenvolvidas com o objetivo de contribuir com a prática de leitura do acadêmico surdo. Para tanto, foram feitos levantamentos bibliográficos acerca da história escolar e acadêmica do surdo no Brasil. Em um segundo momento, por meio da observação das dificuldades ou até da impossibilidade de leitura dos acadêmicos surdos, foram propostas atividades de leitura que contemplassem diferentes elementos da língua portuguesa. Os resultados esperados são de que surdos tenham acesso a materiais didáticos que extrapolem a construção de conceitos e, deste modo, que consigam construir ligações entre eles.Palavras-chave: Surdo. Direitos. Leitura. Ensino Superior.

Referências

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras.

BRASIL. Lei nº 10.436 de 24 de Abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.

CARVALHO, R. Temas em Educação Especial. Rio de Janeiro: WMA, 1998.

Downloads

Publicado

16-11-2017

Como Citar

Da Cunha, K. R. L., Silvério, V., & Dos Santos, S. C. D. P. (2017). LEITURA E DIREITOS DO SURDO NO ENSINO SUPERIOR. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 15. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/396

Edição

Seção

Resumo Expandido