A IMPORTÂNCIA DO XADREZ NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Marcos Aurélio Oliveira
  • Guilherme Chaida
  • Fernando Pereira Pinto

Resumo

O presente trabalho tem como tema o xadrez, esse jogo que muitas vezes não é utilizado de maneira correta pelos educadores, sejam eles os profissionais de Educação Física, ou professores de outras disciplinas, visto que o xadrez pode ser utilizado como instrumento pedagógico no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O xadrez proporciona melhorias na saúde de qualquer pessoa independentemente da idade. A importância que o jogo de xadrez tem nas escolas é muito grande, pois através dele são proporcionados diversos benefícios aos seus praticantes e isso auxilia o aluno para que ele obtenha um desempenho melhor dentro do ambiente escolar.

Referências

ANGÉLICO, Lays P.; PORFÍRIO, Luciana C. O JOGO DE XADREZ MODIFICA A ESCOLA: Por que se deve aprender xadrez e tê-lo como eixo integrador no currículo escolar? Revista Eletrônica da faculdade Semar/Unicastelo, 2010. Disponível em: <http://www.semar.edu.br/revista/downloads/edicao1/artigo-lays-angelica-luciana-porfirio.pdf>. Acesso em: 01 out. 2017.

BAPTISTONE, S. A. O jogo na história: um estudo sobre o uso do jogo de xadrez no processo ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado), Universidade São Marcos, São Paulo, 2000.

CHRISTOFOLETTI, D. F. A. O jogo de xadrez na educação matemática, 2005. Disponível em:< http://www.efdeportes.com/efd80/xadrez.htm>.

Acesso em: 01 out. 2017.

FERREIRA, Alexandre S.; SOUZA Ana P. A UTILIZAÇÃO DO XADREZ NAS AULAS DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Enpeg. Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20%287%29.pdf>. Acesso em: 01 out. 2017.

OLIVEIRA, Cléber A. S. de. O Xadrez Como Ferramenta Pedagógica Complementar na Educação Matemática. Universidade Católica de Brasília-UCB. Brasília, 2006. Disponível em: <https://www.4shared.com/web/preview/pdf/0x3cpwLD>. Acesso em: 01 out. 2017.

PINTO, Fernando P. O jogo de xadrez e o ensino da matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. 2009. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/anais2009/artigos/10%20Ensinodematematica/Ensinodematematica_artigo15.pdf>. Acesso em: 28 set. 2017.

ROCKENBACH, Ramon Roberto Barbosa. O xadrez escolar e sua relação com a satisfação familiar. 1ª Ed, Dois Vizinhos: Carikol, 2010.

RODRIGUES, Vanessa. Os 10 principais benefícios do xadrez para a saúde, 2016. Disponível em: <http://www.cxol.com.br/editoria/artigos/32272/artigo-os-10-principais-beneficios-do-xadrez-para-a-saude>. Acesso em: 28 set. 2017.

SANTOS, Marcel S. dos. A Abstratividade das Ciências Químicas, Físicas e Matemáticas – O Xadrez Como Auxílio no Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas. Faculdade São Lucas e Mateus, in Revista SABER CIENTÍFICO, Porto Velho/RO, jul./dez. 2009. Disponível em: <https://www.4shared.com/document/u1S_SJ00/artigo_-_o_xadrez_como_auxilio.html>. Acesso em: 28 set. 2017.

Downloads

Publicado

16-11-2017

Como Citar

Oliveira, M. A., Chaida, G., & Pinto, F. P. (2017). A IMPORTÂNCIA DO XADREZ NO AMBIENTE ESCOLAR. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 15. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/407

Edição

Seção

Resumo Expandido