O PESSIMISMO SCHOPENHAUERIANO NA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS

Autores

  • Willian Vicente Besten Instituição de Ensino Superior Sant'Ana
  • Matheus do Espírito Santo
  • Leonardo Pawlak Raimundo
  • Lília Schainiuka Heil

Resumo

A poética de Augusto dos Anjos é conhecida por seu pessimismo trágico. Os conceitos de dor e sofrimento propostos pela filosofia schopenhaueriana são notáveis nos escritos do poeta. Em “versos íntimos”, tais conceitos auxiliam na analítica do poema, assim, colaborando para que o diálogo entre poesia e filosofia ocorra de maneira produtiva. Portanto, nesse trabalho, busca-se analisar um poema de Augusto dos Anjos, relacionando aos conceitos de dor e sofrimento da Filosofia de Arthur Schopenhauer.

Referências

ANJOS, Augusto. Eu e outras poesias. 4. ed. São Paulo : Martin Claret, 2012. p 94 – 95.

MONTEIRO, Fernando. 10 lições sobre Schopenhauer. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 70 p.

OLIVEIRA, André Eustáquio Melo. A importância da música na filosofia de Arthur Schopenhauer. Metavnoia, São João del-Rei, n. 5, p.85-94, jul. 2003.

SCHOPENHAUER, Arthur. As dores do mundo. São Paulo: Edipro, 2014. 135 p.

VASCONSELOS, Montgomery José. Apresentação. In: RIO, Nilce Rangel. A poética carnavalizada de Augusto dos Anjos. São Paulo: Annablume. p 9-12. Disponível em:< https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=l-JKThiL5ioC&oi=fnd&pg=PA13&dq=eu+augusto+dos+anjos&ots=yG-oOXuyuD&sig=YNqorG443N95PUyLLdlIbUgMCo8#v=onepage&q=eu%20augusto%20dos%20anjos&f=false>. Acesso em: 20 nov 2016.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

16-11-2017

Como Citar

Besten, W. V., Santo, M. do E., Raimundo, L. P., & Heil, L. S. (2017). O PESSIMISMO SCHOPENHAUERIANO NA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 15. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/465

Edição

Seção

Resumo Expandido