BASQUETEBOL: CONTEXTO HISTÓRICO

Autores

  • Josiani Silva
  • Lucio Mauro Braga Machado
  • Wilson Arcoverde Silva

Resumo

O basquetebol masculino possui vasta trajetória no que concerne o cenário dos jogos olímpicos. Portanto, esse estudo objetivou um resgate ao contexto histórico do basquetebol reunindo as principais informações da atuação do Brasil nas participações olímpicas na categoria masculina. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e após a coleta de dados foi realizada a discussão dos resultados. Estes apontam que a evolução e as mudanças ao longo da historia do Brasil com esta modalidade esportiva nas participações olímpicas. O país é o segundo mais participante no JO num total de 19 edições obtendo três medalhas de bronze. 

Referências

DAIUTO, Moacyr. Basquetebol: Origem e evolução. São Paulo: Iglu Editora, 1991.

DE ROSE JUNIOR, D. O basquetebol masculino nos Jogos Olímpicos: história e a participação do Brasil. São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades, 2017.

DE ROSE JUNIOR, D.; TRICOLI, V. Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática. Barueri/SP: Manole, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 12.ed. São Paulo:Atlas, 2012.

OLIVEIRA, C. A. de.; SCHEMBERGER, M. A. Licenciatura em Educação Física: Basquetebol I. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2011. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/318687944/Basquetebol-I. Acesso em: 31 ago. 2018.

Downloads

Publicado

31-10-2018

Como Citar

Silva, J., Machado, L. M. B., & Silva, W. A. (2018). BASQUETEBOL: CONTEXTO HISTÓRICO. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 16. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/648

Edição

Seção

Resumo Expandido