A DISCALCULIA E OS DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Jessica Laysa Silva INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT'ANA
  • Emanueli Prestes dos Santos
  • Ingrid Gayer Pessi

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo conceituar e caracterizar a discalculia, diferenciando-a de outras dificuldades de aprendizagem que se apresentam no âmbito escolar. E ainda, analisar o papel e os desafios do professor no processo de ensino e aprendizagem de alunos que apresentam tal distúrbio. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico, baseando-se principalmente nos seguintes autores: Campos (2014); Rotta (2006) e Oliver (2018). Por meio da pesquisa, foi possível constatar que é de grande importância a formação continuada do docente para que esteja preparado ao receber em sua sala de aula um aluno discalcúlico, deste modo, sabendo como trabalhar com este discente. 

Referências

CAMPOS, A. M. A. Discalculia: Superando as dificuldades em aprender matemática. 2. Ed. Rio de Janeiro: Wak, 2014.

JOHNSON, Doris J. Distúrbios de Aprendizagem. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo, 1983.

OLIVER, L. Distúrbios de Aprendizagem e de Comportamento. 4. Ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

ROTTA, Newra Tellechea et al. Transtorno de Aprendizagem: Abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Downloads

Publicado

31-10-2018

Como Citar

Silva, J. L., Santos, E. P. dos, & Pessi, I. G. (2018). A DISCALCULIA E OS DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 16. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/672

Edição

Seção

Resumo Expandido