A ATUAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO EDUCACIONAL: ALGUMAS REFLEXÕES

Emerson Ferreira, Adriana Aparecida da silva Maurício, João Pedro Carneiro, Isis Aline Lourenço de Souza Gaedicke

Resumo


O trabalho do fonoaudiólogo educacional é essencial para atuar com a equipe escolar de modo ativo, acompanhando de perto o desenvolvimento de todos os alunos, auxiliando os professores, coordenadores e os familiares da criança, considerando a peculiaridade de cada um dos alunos. Assim, a presente pesquisa objetiva apresentar a forma de atuação do fonoaudiólogo educacional, a partir de revisão de literatura e análise do documento elaborado pelos Sistemas de Conselho Federal e Regionais de Fonoaudiologia, titulado “Contribuições do fonoaudiólogo educacional para o seu município e sua escola: perguntas frequentes de educadores e gestores educacionais”, do ano de 2015.

Texto completo:

PDF

Referências


OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; SCHIER, Ana Cândida. Suportes para a atuação em fonoaudiologia educacional. Revista CEFAC, p. 726-730, 2013. [Internet] Disponível em: . Acesso em: 18 de set. de 2018

DE BARROS KÜESTER, Ana Maria; CASTELEINS, Vera Lúcia. A fonoaudiologia educacional e a escola: muito a fazer, muito a pensar, muito a estudar. Revista Diálogo Educacional, v. 2, n. 4, p. 129-138, 2001. [Internet] Disponível em: Acesso em: Acesso em: 18 de set. de 2018

LUZARDO, Raquel; NEMR, Kátia. Instrumentalização fonoaudiológica para professores da educação infantil. Revista CEFAC, v. 8, n. 3, 2006. [Internet] Disponível em: Acesso em: 18/09/2018

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; SCHIER, Ana Cândida. Atuação da Fonoaudiologia na escola: Reflexões e práticas. Rio de Janeiro: Editora Wak, 2013. p. 214

SISTEMA DE CONSELHOS FEDERAL E REGIONAIS DE FONOAUDIOLOGIA. Contribuições do fonoaudiólogo para o seu município e sua escola: perguntas frequentes de educadores e gestores educacionais. 2015. Disponível em: < http://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/wp-content/uploads/2015/04/cartilha-fono-educacional-20151.pdf>. Acesso em 20 de set. de 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.