ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - CREAS I PONTA GROSSA

Autores

  • Helen Caroline Menezes Rosa
  • Camila Elias
  • Daniely Dias Pacheco

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de experiência construído a partir de um dos encontros realizado em um Projeto de Extensão em Orientação Profissional no ano de 2017, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS I) na cidade de Ponta Grossa. Os grupos eram realizados com adolescentes em cumprimento provisório de medida socioeducativa. O objetivo norteador deste encontro remete primordialmente á ideia das representações sociais construídas pelos adolescentes acerca do trabalho. Concluiu-se que a concepção dos adolescentes em questão atrela-se a realidade social vivenciada pelos mesmos.

Referências

BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14. Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

GICAGLIA, L.R.A. Atividades para orientação vocacional. – São Paulo. Pioneira, 2000.

LEÃO, A. P. A promoção do desenvolvimento vocacional em contexto escolar: O(s) tempo(s) e o(s) modo(s). Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 5, 63-78. (2007)

MORAES, P.R.; SOUZA, I.C.; PINTO, D.A.O. et. al.. A Teoria das Representações Sociais. Revista Direito em foco, 2013. Disponível em <http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/direito_foco/artigos/ano2013/teoria_representacoes.pdf> . Acesso em 21 de Setembro de 2018.

OLIVEIRA, N. Q. A importância da Orientação Profissional para o Direcionamento de Carreira na Adolescência. Psicologia.pt. O portal dos psicólogos. TCC, curso de Psicologia do Centro Universitário Jorge Amado. 2013. Disponível em < http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0343.pdf> Acesso [29/11/2017].

SANTOS, G. T. e DIAS, J. M. B.. Teoria das representações sociais: uma abordagem sociopsicológica. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP. Macapá, v. 8, n. 1, p. 173-187, jan.-jun. 2015.

Downloads

Publicado

31-10-2018

Como Citar

Rosa, H. C. M., Elias, C., & Pacheco, D. D. (2018). ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - CREAS I PONTA GROSSA. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 16. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/812

Edição

Seção

Resumo Expandido