O BRINCAR COM OS CONTOS DE FADAS NA INFÂNCIA

Autores

  • Bárbara do Carmo Noviski Gonçalves Uniandrade
  • Sara Scheidt Soriano Faculdade Sant'Ana

Resumo

Ao longo deste trabalho serão percorridos conceitos sobre as práticas lúdicas das crianças em relação à literatura dos contos de fadas. Tem como objetivo geral apresentar considerações psicanalíticas sobre o brincar. Através da metodologia da pesquisa bibliográfica, verificou-se a potencialidade do brincar na infância e à imprescindibilidade do psicanalista, da clínica com crianças, em rever seus pressupostos teóricos e práticos

Biografia do Autor

Bárbara do Carmo Noviski Gonçalves, Uniandrade

Pós-graduanda em Psicomotricidade pela Uniandrade (2019). Bacharel em Psicologia pela Faculdade Sant'Ana (2017).

Sara Scheidt Soriano, Faculdade Sant'Ana

Docente no Curso de Psicologia da Faculdade Sant'Ana

Referências

BREDAN, Bia. A arte de cantar e contar histórias: narrativas orais e processos criativos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012. 208p.

FREUD, Sigmund (1920). Além do princípio do prazer. In:___ (Org.). Obras completas, volume 14: História de uma neurose infantil (“O homem dos lobos”), além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). São Paulo: Companhia das Letras, 2010, pp.161-239.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOLSE, Bernard. Sobre a psicoterapia pais-bebê: narratividade, filiação e transmissão. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

p.

LEVIN, Esteban. Rumo a uma infância virtual?: a imagem corporal sem corpo. Petrópolis: Vozes, 2007. 174p

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. katálysis, Florianópolis, v.10, 2007. pp.37-45. Disponível em: <https://goo.gl/4gUU8F>. Acesso em 16 Abr 2017.

Downloads

Publicado

31-10-2018

Como Citar

Gonçalves, B. do C. N., & Soriano, S. S. (2018). O BRINCAR COM OS CONTOS DE FADAS NA INFÂNCIA. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 16. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/830

Edição

Seção

Resumo Expandido