DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS QUE FREQUENTAM O CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Autores

  • Franciele Camila Hentges Universidade Estadual do Centro - Oeste
  • Claudine Hentges Universidade Estadual do Centro - Oeste (UNICENTRO)

Resumo

em termos constitucionais, é dever do Estado, da família e comunidade assegurar o amparo ao idoso, bem como seu bem-estar e participação comunitária. No Brasil, um dos serviços ofertados visando a promoção de saúde do idoso refere-se ao Centro de Convivência do Idoso (CCI). O objetivo desta pesquisa foi investigar por meio da pesquisa bibliográfica na plataforma da Biblioteca Virtual em Saúde a qualidade de vida de idosos que frequentam o CCI. Os resultados apontaram que a avaliação da qualidade de vida é subjetiva e que idosos que frequentam o CCI tem percepção satisfatória acerca de sua qualidade de vida.  

Biografia do Autor

Franciele Camila Hentges, Universidade Estadual do Centro - Oeste

Discente de Educação Física, Área da Educação

Claudine Hentges, Universidade Estadual do Centro - Oeste (UNICENTRO)

Psicologia, Área de Humanas

Referências

DAGIOS, Paulo; VASCONCELLOS, Cidia; EVANGELISTA, Dilson Henrique Ramos. Avaliação da qualidade de vida: comparação entre idosos não institucionalizados participantes de um Centro de Convivência e idosos institucionalizados em JI-Para ná /RO.Es tudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 20, n. 2, 2015.

DIAS, Daniela da Silva Gonçalves; DA SILVA CARVALHO, Carolina; DE ARAÚJO, Cibelle Vanessa. Comparação da percepção subjetiva de qualidade de vida e bem-estar de idosos que vivem sozinhos, com a família e institucionalizados. Revista bra sileira de Geriatria e Gerontologia, v. 16, n. 1, p. 127-138, 2013.

FEDERAL, Senado. Estatuto do idoso. Brasília (DF): Senado Federal, 2003.

MARTINS, Luciana de Oliveira. A contribuição do trabalho do assistente social em centro de convivência para idosos: limites e possibilidades. Revista Uniabeu, v. 4, n. 8, p. 163-178, 2011

VECCHIA, Roberta Dalla et al. Qualidade de vida na terceira idade: um conceito subje tivo. Revista brasileira de epidemiologia, v. 8, p. 246-252, 2005.

Downloads

Publicado

31-10-2018

Como Citar

Hentges, F. C., & Hentges, C. (2018). DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS QUE FREQUENTAM O CENTRO DE CONVIVÊNCIA. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 16. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/855

Edição

Seção

Resumo Expandido