A ESTATÍSTICA COMO SUBSUNÇOR: SINAIS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Autores

  • Lucio Mauro Braga Machado
  • Paulo Zaratini

Resumo

Neste trabalho, relata-se sinais de aprendizagem significativa em alunos de curso técnico em ciência da Computação. A pesquisa tem como fundo os resultado das avaliações formativas de alunos matriculados no primeiro ano do curso técnico em Ciências da Computação ano 2018. Nota-se que há sinais de aprendizagem significativa em estatística quando os alunos utilizam da linguagem de programação para desenvolvimento de rotinas em estatística descritiva. Embora a análise global de todo esse processo ainda esteja em andamento e, portanto, seja inconclusiva, observam-se sinais que a estatística, pode servir como subsunçor para aprendizagem significativa na Linguagem de Programação.

Referências

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Ed. UNB, 1999.

MACHADO, L. M. B.; ZARATINI, P. A Estatística como Subsunçor para Aprendizagem Significativa na Linguagem de Programação C++. In: Jornada Científica dos Campos Gerais. 14. 2016. Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: IESSA, 2016. CD-ROM.

ZARATINI, P.; MACHADO, L. M. B.; COSTA, A. M. F. Ensino Técnico: Um Diferencial no Desempenho Escolar. In: Jornada Científica dos Campos Gerais. 8., 2010. Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: IESSA, 2010. CD-ROM

Downloads

Publicado

31-10-2018

Como Citar

Machado, L. M. B., & Zaratini, P. (2018). A ESTATÍSTICA COMO SUBSUNÇOR: SINAIS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 16. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/871

Edição

Seção

Resumo Expandido