O AUTISMO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA: POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Claudine Hentges Universidade Estadual do Centro - Oeste (UNICENTRO)
  • Franciele Camila Hentges Universidade Estadual do Centro - Oeste (UNICENTRO)

Resumo

O autismo infantil, denominado mais recentemente como Transtorno do Espectro Autista (TEA)  muitas vezes afeta o desenvolvimento estudantil, sendo necessário  algumas adaptações durante a trajetória do aluno .Pensando  nisso, este artigo tem por objetivo analisar o papel da escola e da família no aprendizado do estudante autista.Utilizando-se da pesquisa qualitativa e bibliográfica, chegou-se à conclusão de que é necessário o uso da tecnologia como responsável pela promoção do desenvolvimento destes estudantes, mas ressalta-se que tal desenvolvimento só vem a ocorrer de forma significativa quando utilizado de forma hábil e didática pelo docente.

Biografia do Autor

Claudine Hentges, Universidade Estadual do Centro - Oeste (UNICENTRO)

Psicologia, Área de Humanas

Franciele Camila Hentges, Universidade Estadual do Centro - Oeste (UNICENTRO)

Discente de Educação - Física, Área de Educação

Referências

ASSUMPÇÃO JR, Francisco B. et al. Reconhecimento facial e autismo. Arq Neuroos iquiatr, v. 57, n. 4, p. 944-949, 1999.

GADI, CARLOS. APRENDIZAGEM E AUTISMO. Transtornos da Aprendizagem: A bordagem Neurobiológica e Multidisciplinar, p. 440, 2015.

LOPES, Esther; MARQUEZINE, Maria Cristina. Sala de recursos no processo de inclu são do aluno com deficiência intelectual na percepção dos professores. Revista Brasi leira de Educação Especial, v. 18, n. 3, p. 487-506, 2012.

RIBEIRO, Paula Ceccon et al. ComFiM: Um Jogo Colaborativo para Estimular a Comu nicação de Crianças com Autismo. In: Proceedings of the X Brazilian Symposium in Collaborative Systems. Sociedade Brasileira de Computação, 2013.

RODRIGUES, William Costa et al. Metodologia científica. Paracambi:[sn], 2007.

SOUZA, Erik Anibal Peixoto de. Um estudo de caso sobre a inclusão digital de alunos com diagnóstico de autismo. 2014.

Downloads

Publicado

31-10-2018

Como Citar

Hentges, C., & Hentges, F. C. (2018). O AUTISMO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA: POLÍTICAS DE INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 16. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/918

Edição

Seção

Resumo Expandido