DIALOGANDO SOBRE O BULLYING: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PONTA GROSSA – PR.

Autores

  • Letícia Madureira
  • Guilherme Rodrigues
  • Keila Seixas
  • Tatiane Guerlinguer
  • Valéria Rossi Sagaz

Resumo

Este estudo surgiu com o questionamento sobre o comento relacionado à temática bullying na escola. Tem o objetivo geral de apresentar um modelo de intervenção psicológica que proporcione um diálogo sobre o bullying escolar, os objetivos específicos visam conceituar o bullying, explorar o histórico da escola participante sobre o tema, e desenvolver a empatia entre os alunos participantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ponta Grossa. Este estudo de campo de caráter exploratório teve como instrumentos de coleta de dados entrevista semiestruturada com a pedagoga, roda de conversa e dinâmica de grupo com os alunos.

Referências

FANTE, C. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2.ed. rev. ampl. Campinas, São Paulo: Verus Editora, 2005.

MENEGOTTO O.M.L;PASINI I.A;LEVANDOWSKI G.O bullying escolar no Brasil: uma revisão de artigos científicos.Rev. Psicologia Teoria e Prática, ed.Mackenziev.15, n2 2013.

MELO, J. A. de .Bullying na escola: como identificá-lo, como preveni-lo, como combatê-lo.Recife: EDUPE, 2010. 128p.

NETO, Aramis A. L. Bullying comportamento agressivo entre estudantes. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/jped/v81n5s0/v81n5Sa06.pdf>. Acesso em 06 de jun. 2018.

QUINTANILHA M.C.Um olhar exploratório sobre a percepção do professor em relação ao fenômeno bullying.Un. do Estado do Rio de Janeiro-2011.

SILVA, Daniel et al. 10 Vítimas e Agressores – Manifestações de Bullying em Alunos do 6º Ao 9º ano de Escolaridade. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpesm/nspe5/nspe5a10.pdf>. Acesso em 06 de jun, 2018.

Downloads

Publicado

31-10-2018

Como Citar

Madureira, L., Rodrigues, G., Seixas, K., Guerlinguer, T., & Sagaz, V. R. (2018). DIALOGANDO SOBRE O BULLYING: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PONTA GROSSA – PR. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 16. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/938

Edição

Seção

Resumo Expandido