Os Desafios Enfrentados no Processo de Ensino e de Aprendizagem, por Professores de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Autores

  • Gislaine Zahailo Antunes
  • Jociane Pereira

Resumo

A presente pesquisa mostra os desafios enfrentados no processo de ensino e de aprendizagem por professores de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a garantia de matrícula e inclusão na rede regular de ensino e as maiores dificuldades vivenciadas pelos professores quanto ao trabalho de alfabetização. Para a elaboração desta pesquisa, que tem como proposta responder a seguinte problemática: quais os desafios enfrentados por professores de alunos com transtorno do Espectro Autista no ensino regular, e como objetivo verificar as dificuldades enfrentadas por professores de alunos com transtorno do espectro autista, durante o processo de ensino e aprendizagem, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de três escolas públicas da cidade de Ponta Grossa-PR, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, em que o instrumento escolhido para a coleta de dados foi um questionário, composto de seis perguntas abertas e três perguntas fechadas.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Documento subsidiário à política de inclusão, Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/docsubsidiariopoliticadeinclusao.pdf>. Acesso em: 28 Maio 2017.

______. Constituição Da República Federativa Do Brasil, 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 28 maio 2017.

_______. LEI Nº 12.764, 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm>. Acesso em: 28 Maio 2017.

CAMPBELL, Selma Inês. Múltiplas faces da Inclusão. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.

FILHO, José Belizário, LOWENTHAL, Rosane. A inclusão escolar e os transtornos do espectro do autismo. In: SCHMIDT, Carlos (org). Autismo, Educação e Transdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 2013.

FRANCO, Marco Antonio Melo; GUERRA, Leonar Bezerra. Práticas Pedagógicas em contexto de inclusão: situações de sala de aula. Jundiaí, Paco Editorial, 2015.

LAURENT, Éric. A batalha do Autismo: da clínica à política. Tradução de Claudia Berliner. 1.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

MACHADO, Adriana Marcondes; et al. Psicologia e Direitos Humanos: educação inclusiva - direitos humanos na escola. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

MAZZOTTA, Marcos José da Silva. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

OMAIRI, Claudia; et al. Autismo: perspectivas no dia a dia. Curitiba: Ithala, 2013.

ORRÚ, Sílvia Ester. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2012.

RUSSO, Rita Margarida Toler. Neuropsicopedagogia clínica: introdução, conceitos, teoria e prática. Curitiba: Juruá, 2015.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa; GAIATO, Mayra Bonifacio; REVELES, Leandro Thadeu. Mundo Singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

SOARES, Maria Aparecida Leite; CARVALHO, Maria de Fátima. O professor e o aluno com deficiência. 1.ed., v.5, São Paulo: Cortez, 2012.

SURIAN, Luca. Autismo: informações essenciais para familiares, educadores e profissionais da saúde. São Paulo: Paulinas, 2010.

TEIXEIRA, Gustavo. Manual do autismo.1.ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2016.

______. Manual dos Transtornos escolares: entendendo os problemas de crianças e adolescentes na escola. 6. ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2015.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

Antunes, G. Z., & Pereira, J. (2018). Os Desafios Enfrentados no Processo de Ensino e de Aprendizagem, por Professores de Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trabalhos De Conclusão De Curso - Faculdade Sant’Ana. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/611

Edição

Seção

Licenciatura em Pedagogia