https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/issue/feed Trabalhos de Conclusão de Curso - Faculdade Sant'Ana 2022-09-30T17:18:11+00:00 Open Journal Systems https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2250 EVENTOS CORPORATIVOS 2022-09-30T16:26:10+00:00 Bruna Evillyn da Silva email@email.com Juliana Soltes Rolim email@email.com Lucio Mauro Braga Machado prof.lucio@iessa.edu.br <p>O trabalho apresenta o conceito de evento, cerimonial e protocolo aprofundando-se em eventos corporativos e suas diversas classificações, como por exemplo um congresso, apresentando todos os detalhes de como organizar os eventos corporativos. O objetivo proposto é demonstrar o planejamento e a execução desses eventos e o papel do profissional de Secretariado Executivo nesse processo, para chegar ao objetivo proposto foram realizadas inúmeras pesquisas bibliográficas, resultando em um passo a passo detalhado para a organização de um evento corporativo. Analisando os detalhes necessários para a formação de um evento, conclui-se que o profissional de Secretariado Executivo está apto para o planejamento e a realização de tal evento obtendo melhores resultados.&nbsp;</p> 2019-12-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2252 ESTAGIÁRIO QUALIFICADO 2022-09-30T16:31:02+00:00 Camila dos Anjos email@email.com Daiane Meira de Jesus email@email.com Nilton César Bahls Gomes email@email.com <p>Este projeto de pesquisa teve como objetivo especificar as vantagens da contratação de estagiários por uma Prefeitura Municipal do Estado do Paraná, onde os objetivos específicos são de demonstrar a importância da qualificação profissional, a qual foi analisar os aspectos da contratação de estagiários na Administração Pública e classificar o impacto econômico com a contratação dos estagiários. A fundamentação teórica explorada nesta pesquisa aborda temas como qualificação profissional, estágio supervisionado e fazendo um paralelo com setor público. A metodologia utilizada foi o método indutivo; quanto a classificação a sua natureza foi uma pesquisa básica; trata-se também de investigação exploratória; onde traz uma pesquisa documental e ao problema é quantitativa. O instrumento para coleta de dados consiste em uma pesquisa pelos próprios pesquisadores através de uma análise documental. O público alvo é um órgão público, a qual é uma Prefeitura Municipal do Estado do Paraná. Após a composição das informações ficou comprovado a qual a importância da qualificação profissional e demonstrou o impacto econômico para uma Prefeitura Municipal do Estado do Paraná.</p> 2019-12-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2253 A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS COM TDAH 2022-09-30T16:38:27+00:00 Wandré Antonio de Oliveira email@email.com Lucio Mauro Braga Machado prof.lucio@iessa.edu.br <h1><span style="font-weight: normal;">O déficit de atenção e hiperatividade, também conhecido como TDAH, é um distúrbio de ordem neurobiológica de causas desconhecidas e também, um dos transtornos mais recorrentes no mundo. Esse transtorno não faz distinção de classe social, etnia ou geolocalização. O objetivo deste artigo é demonstrar a contribuição dos professores e das aulas de educação física para a diminuição dos sintomas do déficit de atenção e hiperatividade. Seus sintomas são caracterizados por desatenção e hiperatividade física ou cerebral. Apesar de grande parte dos seus sintomas diminuírem na vida adulta dos portadores, o transtorno não possui cura. Até o presente momento, não há exames laboratoriais ou de imagens capazes de diagnosticá-lo, sendo assim, o meio utilizado é a anamnese, realizada por profissionais da área de psicologia, neurologia e psiquiatria e baseado nos parâmetros do DSM-5 (Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais).&nbsp;Esse assunto é frequentemente debatido nas rodas de professores e alunos de licenciatura, apesar disso, muitas pessoas falam sobre o assunto sem uma base teórica, com poucas certezas. Esta pesquisa de revisão integrativa foi dívida em seis etapas, sendo elas: elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. O presente artigo concluiu que a prática da atividade física e as aulas de Educação Física podem favorecer a melhoria no equilíbrio corporal, na saúde física e mental dos alunos com TDAH. Favorecendo não apenas a melhoria na disciplina da Educação Física, e sim, na melhoria do desempenho escolar como um todo</span></h1> 2019-12-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2254 NÍVEIS DE ESTRESSE EM ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA – PR EM PERÍODO PRÉ-COMPETITIVO E COMPETITIVO 2022-09-30T16:44:40+00:00 Angelo Ricardo Alves email@email.com João Augusto Apem email@email.com Nelson da Rocha França Jr email@email.com <p>Alvo de inúmeros estudos na área da educação física, o estresse é um dos fatores psicológicos mais frequentes no esporte competitivo, seja qual for o nível de idade do atleta envolvido. Podendo afetar, inclusive o desempenho na partida (competição) ou na vida social. Esta pesquisa é de caráter básico, pois não foi apresentada solução para o problema, apenas uma observação e um estudo do caso. Traz como objetivo principal conhecer o nível de estresse dos alunos, desde sua preparação até o término dos jogos e como objetivos específicos, descrever como o estresse pode prejudicar o rendimento escolar e esportivo dos alunos no período pré-competitivo e verificar o rendimento dos alunos dentro das aulas de educação física e de outras disciplinas no período competitivo. Dividido em dois capítulos, a presente pesquisa irá apresentar dados obtidos junto a alunos da rede municipal de ensino de Ponta Grossa, Paraná. Esses alunos tendo idade entre 9 e 11 anos. No primeiro capítulo será tratado a respeito do psicológico dos atletas na competição, com uma revisão de literatura especificando o que é ansiedade, nervosismo, felicidade, tristeza e estresse. Treinamentos pré-competitivos dando ênfase no desempenho do aluno tanto nos treinos quanto em sala de aula. Destaca-se também as conversas do professor com seus alunos, no período competitivo a pesquisa também contou com as observações que foram de extrema importância para a tabulação de dados. No segundo capítulo será tratado dos resultados obtidos com base em questionários feitos pelos autores da pesquisa e aplicado aos alunos e também aos professores.</p> 2019-12-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2255 A EFETIVIDADE DA ABORDAGEM NEUROLINGUISTICA E MOTORA NA GAGUEIRA DE DESENVOLVIMENTO PERSISTENTE 2022-09-30T16:55:09+00:00 Andriele Alberty email@email.com Nicollyn Voss da Cruz email@email.com Isis Aline Lourenço de Souza Gaedicke email@email.com <p>A Gagueira pode ser conceituada como um distúrbio multifatorial, caracterizado por rupturas involuntárias do fluxo da fala, impossibilitando a produção da fala contínua, suave e sem esforço. Diversos métodos de terapia para gagueira são utilizados atualmente, no entanto, evidências científicas relacionadas à efetividade deles são raros. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a efetividade de uma proposta de intervenção fonoaudiológica lúdica através da abordagem neurolinguística e motora da gagueira. Trata-se de um estudo de caso, experimental, quantiqualitativo, realizado em 2019 com uma menina, de seis anos de idade em umataç Clínica Escola de Fonoaudiologia dos Campos Gerais. A intervenção fonoaudiológica contou com doze sessões de quarenta minutos, todas gravadas em vídeo e posteriormente analisadas pelas pesquisadoras. Os resultados foram analisados quali e quantitativamente a partir das avaliações pré e pós intervenção. Os testes utilizados para avaliação são validados segundo a literatura. Mesmo diante a um número restrito de sessões, os resultados demonstram diminuição de disfluências comuns e gagas.</p> 2019-12-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2256 O USO DO PROTOCOLO EAT-10 NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 11 ANOS 2022-09-30T16:59:59+00:00 Ana Paula Conrado email@email.com Francine Marson Costa email@email.com <p>Tendo em vista a necessidade crescente de atuação do fonoaudiólogo com as disfagias orofaríngeas, o presente trabalho buscou revisar na literatura como tem sido a utilização do Protocolo EAT-10 para avaliação das disfagias nos últimos anos no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura realizada nas bases de dados Scielo, PubMed e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: disfagia, fonoaudiologia, Protocolo EAT-10. A partir dos resultados foi possível ratificar que o Protocolo EAT-10 é uma ferramenta muito importante e eficiente para avaliar pacientes disfágicos, porém que ainda há poucos relatos do seu uso na prática fonoaudiológica no Brasil. Conclui-se que o Protocolo EAT-10 é uma alternativa eficaz e acessível que poderia ser mais amplamente utilizada para avaliação das disfagias orofaríngeas.</p> 2019-12-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2257 SOCIALIZAÇÃO E LINGUAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DEFICIENTES AUDITIVOS DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE AUDITIVA DOS CAMPOS GERAIS 2022-09-30T17:03:45+00:00 Byanka Almeida de Camargo email@email.com Silvana Ribas Pedroso email@email.com Isis Aline Lourenço de Souza Gaedicke email@email.com <p>A linguagem oral e a audição estão interligadas e, contribuem de forma significativa na socialização do homem. De tal modo, deficientes auditivos têm uma realidade desafiadora com relação à socialização e, mesmo no século XXI muitos destes sujeitos ainda vivem isolados da sociedade e até mesmo da própria família. Sendo assim, a Fonoaudiologia, enquanto ciência tem como compromisso não apenas reabilitar as alterações fonoaudiológicas, mas, também promover a qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com perdas auditivas. Mas, sendo que é nos primeiros anos de vida que o desenvolvimento linguístico é estabelecido, a presente pesquisa preocupa-se com a socialização de crianças e adolescentes deficientes auditivos, e tem como principal objetivo analisar a percepção de pais sobre a utilização da linguagem falada desses sujeitos, em contextos de socialização, atendidas num Centro de Referência em Saúde Auditiva, dos Campos Gerais, após início de terapia fonoaudiológica. Para tanto foi utilizado um questionário com perguntas semiestruturadas, para observar a opinião destes pais sobre a linguagem falada de seus filhos em contextos sociais, observando os desafios e evoluções relatadas. Tendo em vista os aspectos observados no trabalho ao que refere-se a linguagem, os pais optaram pela oralização pelo fato da independência, bem como da importância de seus filhos estarem interligados com a comunidade ouvinte. &nbsp;Os pais afirmam a contribuição significativa da Fonoaudiologia no desenvolvimento de seus filhos.</p> 2019-12-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2258 EFICIÊNCIA DAS TÉCNICAS DE MANEJO DO REFLEXO DE GAG EM CRIANÇAS COM ALTA SENSIBILIDADE 2022-09-30T17:09:08+00:00 Carline Aparecida Kaminski email@email.com Maria Eduarda Melo da Costa email@email.com Francine Marson Costa email@email.com <p>O reflexo de GAG pode tornar alguns procedimentos odontológicos intoleráveis. A atuação fonoaudiológica junto a esses pacientes, utilizando estimulação tátil-térmica, mostra-se bastante efetiva, no entanto, seus resultados não são comprovados pela literatura. Tendo em vista esse panorama, a presente pesquisa teve como objetivo construir e iniciar o processo de validação de um protocolo de exercícios para dessensibilização do reflexo de GAG em crianças com alta sensibilidade oral. Ao término do programa, esses mesmos pacientes foram novamente avaliados pelos dentistas da UEPG com intuito de verificar se o programa terapêutico foi capaz ou não de atenuar ou dessensibilizar o reflexo de GAG nesses pacientes.</p> 2019-12-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2259 DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO AUDIOVISUAL COMO RECURSO PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE VOCAL EM CRIANÇAS DE TRÊS A NOVE ANOS DE IDADE 2022-09-30T17:13:02+00:00 Clarissa Fernanda Belkeman email@email.com Débora Aparecida Barbosa Geremias email@email.com Angelita Staveski email@email.com <p>Este estudo teve caráter exploratório e bibliográfico, tendo como objetivo a construção de um recurso audiovisual para promoção de saúde vocal em crianças de três a nove anos de idade. Para a elaboração do recurso, inicialmente foi realizada uma leitura minuciosa sobre a produção vocal e a disfonia infantil. Em seguida, foi realizada a construção da história responsável pelo embasamento do recurso audiovisual, para o qual foi escolhido um cenário familiar para o público alvo, um parque infantil. O objetivo do recurso audiovisual é promover saúde vocal na faixa etária estabelecida, ampliando o conhecimento das crianças em relação ao aparelho fonador. Julga-se necessária a realização de estudos práticos com o recurso audiovisual para verificar sua eficiência na atuação clínica e educacional.</p> 2019-12-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/tcc/article/view/2260 AUDIOMETRIA LÚDICA CONDICIONADA 2022-09-30T17:18:11+00:00 Emily dos Santos email@email.com Flávia Pereira Bueno email@email.com Suzelaine Taize Stadler email@email.com <p>O exame audiológico é de extrema importância para um diagnóstico precoce de uma perda auditiva. Diante disso, o objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de material lúdico que auxilie na audiometria lúdica condicionada. <strong>Métodos</strong>: trata-se de uma revisão bibliográfica exploratória e a construção de um protótipo de material lúdico. <strong>Discussão: </strong>As dificuldades na elaboração e aplicação de provas para a avaliação das habilidades auditivas em crianças são muitas, principalmente em como se envolver o sujeito a realizar o exame corretamente, devido a grandes diferenças individuais e/ou inabilidades para atender algumas tarefas, além disso, algumas variáveis podem interferir no desempenho da criança, como suporte familiar, idade e escolarização. <strong>Conclusão: </strong>No resultado final o profissional terá inúmeros ganhos de tempo, qualidade de resultado no final de todo processo, além de que para ele será mais fácil e gratificante realizar o exame com o material lúdico, pois ganha a empatia do paciente, além de ter algo que traga o paciente para dentro do exame de forma prática, divertida para ele, e eficaz para o examinador faz com que o serviço ofertado seja um diferencial para a quem o procura e para quem o oferta, sendo que isso fará com que seu trabalho seja visto com a qualidade ofertada e não mais um no mercado de trabalho.</p> 2019-12-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022