
Identificação do Curso
Nome do Curso: Letras - Português/Libras
Título Ofertado: Licenciado em Letras com habilitação em Português e Libras
Turno: Noturno
Carga Horária: 3620 horas
Duração: Mínima - 4 anos; Máxima - 8 anos
Vagas: 40 vagas (noturnas)
Perfil esperado do egresso
Profissional apto para atuar no ensino da Língua Portuguesa e/ou da Libras - Língua Brasileira de Sinais, como primeira e segunda língua, no magistério da Educação Básica, na docência da sua área de competência.
CAMPO DE ATUAÇÃO: Ensino de Língua Portuguesa e Libras e suas literaturas no ensino básico, superior e estudos de Pós-Graduação.
O projeto do Curso de Licenciatura em letras Língua Portuguesa e Libras atende justamente a este anseio: a proposta de realizar um curso de formação de professores para atuarem com as especificidades linguísticas de alunos surdos. O Curso de Letras Língua Portuguesa - Libras envolve as questões linguísticas da Língua Brasileira de Sinais (L1/L2) e Língua Portuguesa (L1/L2) e a Inclusão de Surdos no sistema de ensino superior. Além disso, este curso contempla os princípios da Lei nº. 10436/2002 e do Decreto nº. 5626/2005 que enfatizam a necessidade de inclusão da disciplina de Libras nos cursos de formação de docentes e profissionais intérpretes, sendo obrigatório para a instituição de ensino nos cursos de licenciaturas, e optativo nos demais cursos superiores.
O curso de Letras Língua Portuguesa- Libras foi organizado com ênfase na perspectiva da Pedagogia Visual a qual está idealizada nos estudos culturais, e na Língua Brasileira de Sinais,pois desenvolve um conjunto singular de práticas metodológicas para produzir novos conhecimentos exigidos pela especificidade temática oferecendo possibilidades práticas de atuação do professor.
O Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa-Libras atende às orientações legais, às sugestões apresentadas pelas diversas pesquisas realizadas em âmbito nacional e às necessidades educacionais inclusivas brasileiras. E oferece a possibilidade de formar profissionais críticos e comprometidos na região, efetivando na prática a inclusão das pessoas surdas nos diferentes níveis educacionais.
-OBJETIVO GERAL
Formar professores para o ensino da Língua de Sinais e Língua Portuguesa, ambas como primeira ou segunda língua, para atuarem no magistério da Educação Básica,seja na docência da sua área de competência ou na gestão do trabalho educativo.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Examinar o desenvolvimento histórico, cultural e educacional da comunidade surda no mundo e no Brasil;
-Compreender o processo de aquisição da linguagem das duas línguas:Portuguesa e Libras;
-Relacionar o processo de aquisição da linguagem com o ensino de primeira e segunda língua;
-Apreender os aspectos linguísticos relacionados à Libras e ao Português;
-Desenvolver propostas metodológicas para o ensino da Libras e do Português como primeira e segunda língua, explorando as atuais tecnologias de comunicação;
- Analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento das línguas em estudo;
Matriz Curricular ingressantes a partir de 2013
Click aqui para ver o documentoMatriz Curricular ingressantes a partir de 2017
Click aqui para ver o documentoCorpo Docente
Dilson Aparecido Marques dos Santos
Jocasta Conceição Stadler
Lúcia Maria Leopoldino Fernandes Candido
Neuza de Fátima Brandellero
Simone Carvalho do Prado dos Santos
Corpo Técnico
TILs
Nilda Martins
Técnico de Estúdio AudioVisual
Regulamento de Atividades Complementares
Click aqui para verReconhecimento do Curso
Portaria n. 92 de 2 de fevereiro de 2018
Biblioteca Digital
Click aqui para ver a lista de periódicos onlineLiteratura surda
O tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa
Poesia Cinco Sentidos
Programa edição de vídeo