ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: QUANDO INICIAR O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA?

Autores

  • Franciane Braga Machado Gonçalves Fundação de Estudos Sociais do Paraná
  • Karina Durau Fundação de Estudos Sociais do Paraná

Resumo

O presente artigo se constitui em um estudo bibliográfico e reflexivo sobre o ensino da leitura e da escrita na escola, buscando esclarecer em que momento esse processo de ensino se inicia. Para chegar a essa discussão, buscou-se uma reflexão sobre as especificidades da infância e um breve histórico sobre a criação das instituições que atendem a esse público. O estudo bibliográfico tem o referencial teórico organizado a partir das contribuições de Kramer (1987); Postman (1999);Moreira (2010); Saveli (2003); dentre outros. As considerações finais desse trabalho reforçam a constatação da importância de a escola oportunizar, a partir da organização do seu trabalho pedagógico, situações de ensino significativas que viabilizem o aprendizado da leitura e da escrita pelos alunos desde a Educação Infantil.

Biografia do Autor

Franciane Braga Machado Gonçalves, Fundação de Estudos Sociais do Paraná

Professora do Colégio Neo Master/ Fesp e Professora pedagoga da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná.

Karina Durau, Fundação de Estudos Sociais do Paraná

Professora do Colégio Neo Master/ Fesp e Professora na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Ponta Grossa.

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Publicado

14-09-2017

Como Citar

Braga Machado Gonçalves, F., & Durau, K. (2017). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: QUANDO INICIAR O PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA?. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 1(2), 154-177. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/115

Edição

Seção

Artigos