CONSIDERAÇÕES ELEMENTARES DA METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO EM PESQUISA QUALITATIVA NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Autores

Resumo

O primeiro contato do pesquisador com a metodologia da análise de conteúdo deve revelar suas origens, importância de seu uso em pesquisas qualitativas, o percurso metodológico traçado e as técnicas para sua aplicação. As próximas páginas buscam fazer essa introdução ao leitor acerca da análise de conteúdo e pretendem situá-lo, para que possa considerar essa metodologia quando da elaboração de sua pesquisa. Trata-se de um conjunto de técnicas para análise de conteúdo de mensagens, da qual surgem inferências, permitindo relacionar os dados da mensagem a outros dados, lastreados em uma base teórica. Essa metodologia confere papel de destaque ao sujeito autor da mensagem, uma vez que toda análise de conteúdo deve ser contextualizada. Tem por finalidade, dentro de uma pesquisa qualitativa, a exploração do conjunto de opiniões e representações sociais do tema que se quer investigar. O percurso metodológico se dá pela categorização, inferência e interpretação. Existem diversas técnicas de análise de conteúdo, cabendo ao pesquisador utilizar-se daquela que melhor atenda aos interesses da pesquisa. Para este artigo utilizou-se da pesquisa qualitativa, a qual serve para cruzar as diferentes fontes e dar significado ao pesquisado em Ciências Sociais. Ainda, o estudo, de cunho exploratório, foi realizado por pesquisa bibliográfica, considerando que o conhecimento sobre o social é relativo a uma certa perspectiva, orientada por concepção de mundo do pesquisador em um momento histórico determinado, que no caso é o início do século XXI.

Biografia do Autor

Daniele Cristina Bahniuk Mendes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Direito (UEPG). Mestranda do programa de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977. 279 p. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/alasiasantos/analise-de-conteudo-laurence-bardin> Acesso em 24 abr. 2107.

DESLANDES, S. F. A construção do projeto de pesquisa. In: DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O.; GOMES, R.; MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17.ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3.ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2008. 79 p.

GOMES, Romeu. Análise e Interpretação de dados em Pesquisa Qualitativa. In: DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otavio; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17.ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

MALDONADO, Carlos Eduardo. Complejidad de los sistemas sociales: un reto para las ciencias sociales. In: OSORIO, Francisco (org). Epistemologia y ciencias sociales: Ensayos latino-americanos. Santiago: LOM ediciones, 2014.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7.ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

13-08-2018

Como Citar

Bahniuk Mendes, D. C. (2018). CONSIDERAÇÕES ELEMENTARES DA METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO EM PESQUISA QUALITATIVA NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 2(1). Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/118

Edição

Seção

Artigos