COMUNICAÇÃO INTERNA E MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Autores

  • Paulo Roberto Bannach Pucci Faculdade Sant'Ana
  • Marta Cristina Wachowicz

Resumo

O presente artigo objetivou discorrer sobre o ambiente de trabalho capaz de gerar motivação em seus trabalhadores e uma comunicação eficaz através de uma linguagem condizente, além de estratégias de marketing. Para alcance do objetivo proposto utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica em livros e artigos pertinentes a temática abordada. Percebe-se que o clima organizacional está ligado diretamente a comunicação interna, motivação dos colaboradores e o marketing interno. A comunicação interna ocupa um papel de protagonismo, aliada a um planejamento estratégico para alcançar o máximo de produtividade que a equipe pode oferecer sem deixar a satisfação profissional alijada deste processo. Uma comunicação assertiva, clara e objetiva, auxilia o gestor a gerir todas as atividades e esferas da empresa no tocante as atividades normais do trabalho, bem como objetivar resultados positivos e orientar para que eles aconteçam. A existência de falhas neste processo prejudica a produtividade do trabalho e a motivação da equipe de colaboradores. Ao final do estudo concluiu-se que a finalidade da comunicação interna aliada a um planejamento estratégico é de suma importância para o clima organizacional que consegue ao mesmo tempo orientar e motivar a equipe para alcançar os objetivos almejados pelo gestor.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Bannach Pucci, Faculdade Sant'Ana

Bacharel em Turismo.

Marta Cristina Wachowicz

Graduada em Psicologia e Ciências Biológicas. Professora do ensino superior nas modalidades presencial e em EaD, da graduação (bacharelado), técnico, tecnológico e de pós-graduação. Mestre em Engenharia de Produção-Ergonomia. Membro da ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia. 

Referências

ARGENTI, P. A.Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

BROWN, S.; HUNING, T. Intrinsic motivation and job satisfaction: the intervening role of goal orientation.Proceedings of The Academy Of Organizational Culture,Communications And Conflict, v.15, n. 1, p. 1-5, New Orleans, April, 2010.

CAHEN, R. Comunicação empresarial a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing. 9. ed. São Paulo, Best Seller, 2003.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. Edição Compacta. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. São Paulo: Atlas, 1999.

LUZ, R. Gestão do clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

MARRAS, J. P. Gestão de pessoas em empresas inovadoras. São Paulo: Futura, 2005.

MENEGHETTI, S.B. Comunicação e marketing: fazendo a diferença no dia-a-dia de organizações da sociedade civil. São Paulo: Global, 2001.

NASSAR, P.; FIGUEIREDO, R. O que é comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 2007.

PINTO, E. Comunicação para a produtividade: o que você tem a ganhar com a comunicação empresarial. Rio de Janeiro: Quartet, 1994..

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. Tradução de Reynaldo Cavalheiro Marcondes. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

Pucci, P. R. B., & Wachowicz, M. C. (2021). COMUNICAÇÃO INTERNA E MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 5(2), p. 173 - 182. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1225