ESTADO E DEMOCRACIA: PERSPECTIVAS DE UM BRASIL ATUAL

Autores

  • Maria Suzie Oliveira

Resumo

Resumo  O presente trabalho procura mostrar, a situação brasileira atual diante das últimas escolhas e motivações sociais as quais originaram o desmantelo político recente e, consequentemente o desmanche dos direitos, deveres e garantias. Direitos de ser quem somos; o dever de cumprir o que de fato deve ser orientado e, a garantia de que tudo venha a manter a perfeita ordem. “O Estado sou eu”, já dizia Luiz XIV, rei da França. E, relembrando o passado, vê-se o presente desenhar o futuro sobre um domínio estatal desenfreado e grotesco. A democracia envolta à corrupção e à imposição de uma cartilha já em desuso ou ainda, inaceitável em meio ao bom senso comum. Pois ao Estado moderno não cabe regressão, mas progresso. Sendo assim, o respeito à Constituição e, acima de tudo, à valorização do indivíduo enquanto máquina motriz, para o desenvolvimento de uma nação. Palavras-chave: Estado, democracia, política, ditadura, Brasil.

Biografia do Autor

Maria Suzie Oliveira

Escritora há mais de 10 anos;Especialista em Saúde e Segurança do Trabalho, pela Verbo Educacional;MBA em Gestão de Pessoas, pela Faculdade Joaquim Nabuco;Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal de Alagoas.

Referências

AZEVEDO, Plauto Faraco de. Direito, justiça social e neoliberalismo. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1999.

BOLSONARO comemora ditadura brutal: Human Rights Watch sobre determinação para aniversário do golpe de 64. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/03/27/bolsonaro-comemora-ditadura-brutal-diz-human-rights-watch-sobre-determinacao-para-aniversario-do-golpe-de-64.ghtml> Acesso: 30 abr.2019.

BONAVIDES, Paulo. Ciência e política. 10 ed., São Paulo: Malheiros, 2002.

HADDAD, Fernando. Desorganizando o consenso: nove entrevistas com intelectuais à esquerda. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

O’DONNEL, Guillermo. Delegative democracy. Kellog Institute Working Papers, nº 192, 1992.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de.; COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013.

OLIVEIRA, Maria Suzie de. A ética no terceiro setor e o novo liberalismo. Clube de Autores, 2011.

PAIVA, Denise et al. As percepções sobre democracia, cidadania e direitos. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/op/v10n2/22022.pdf> Acesso: 28 jan. 2019. 9p.

TOLEDO, Caio Navarro. 1964: o golpe contra as reformas e a democracia. Revista Brasileira de História, v.24, n.47, 2004.

ZANETTI, Bruno Marco. Democracia. Disponível em: https://semanaacademica.org.br. Acesso: 28 jan. 2019. 13p.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

09-10-2019

Como Citar

Oliveira, M. S. (2019). ESTADO E DEMOCRACIA: PERSPECTIVAS DE UM BRASIL ATUAL. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 3(2), p. 222-232. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1242

Edição

Seção

Artigos