ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA DEPRESSÃO PÓS-PARTO

Autores

  • Patrícia Kecia Lima Fernandes Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Eiresnan Alves Cruz Alves Cruz Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Amanda de Cássia Costa de Oliveira Faculdade Estácio

Resumo

A depressão pós-parto é uma grave enfermidade que ocorre durante o período do puerpério e que representa um problema de saúde pública, visto que a incidência dos casos vem aumentando exponencialmente principalmente no Brasil. O acompanhamento da paciente deve ser efetuado de maneira constante, desde o seu pré-natal até o período pós-parto, a fim de que se possa identificar possíveis sintomas da depressão pós-parto e iniciar o tratamento e acompanhamento adequados pelo enfermeiro. Desta forma, o objetivo deste artigo é verificar qual é a atuação do enfermeiro mediante o quadro da depressão pós-parto.Não existe apenas uma causa que provoque o surgimento da depressão pós-parto, trata-se de um conjunto de fatores, que podem ser determinados como emocionais, socioeconômicos ou sociais e que devem ser observados pelo enfermeiro. Por esta razão, variados estudos têm sido desenvolvidos com intuito de identificar os agentes geradores da depressão pós-parto e auxiliar em sua prevenção e combate. Os resultados apontam que, neste tocante, o enfermeiro exerce um papel de extrema relevância, pois efetua o acompanhamento da puerpério e, por intermédio do conhecimento dos sintomas, pode auxiliar na identificação deste distúrbio. No entanto, identificou-se que nem sempre o enfermeiro acolhe a puerpério como deveria ser feito sendo este atendimento inadequado observado como uma das causas da DPP em um dos estudos analisados. Concluiu-se quea depressão pós-parto apresenta uma gama de sintomas específicos e que, embora exiba aspectos semelhantes a outros tipos de depressão, necessita do acompanhamento do enfermeiro para que tanto a mãe como o recém-nascido mantenham a saúde física e mental e, consequentemente, a boa qualidade de vida.

Biografia do Autor

Amanda de Cássia Costa de Oliveira, Faculdade Estácio

Professora de curso de graduação da Faculdade Estácio.

Referências

ALMEIDA, M.; SILVA. Necessidades de mulheres no puerpério imediato em uma maternidade pública de Salvador, Bahia, Brasil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 42, n. 2, 2016.

ALMEIDA, N. ARRAIS, A. Pré-Natal psicológico como programa à prevenção da depressão pós-Parto. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n. 4, p. 847-863, 2016.

BARROS, A. et al. Transtornos psiquiátricos no pós-parto. Revista de Psiquiatria Clínica, São Paulo, v. 37, n. 6, p. 288-94, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência pré-natal: manual técnico. Brasília: MS, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde Mental: Atenção Básica. Brasília: MS, 2016.

BRITO, C. N. de O. et al. Depressão pós-parto entre mulheres com gravidez não pretendida. Revista de Saúde Pública, v.49, n. 33, 2015.

CAMACHO, R. S. et al. Transtornos psiquiátricos na gestação e no puerpério: classificação, diagnóstico e tratamento. Revista de Psiquiatria Clínica, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 92-02, 2006.

CARDOSO, A. et al. Depressão pós-parto materna e bebês com malformações: revisão sistemática. Aletheia, v. 49, n. 2, p. 30-37, jul. /dez. 2016.

CARVALHO, G. M. Enfermagem em obstetrícia. 3. ed. rev. e ampl. Valinhos-SP: Pedagógica e Universitária Ltda, 2017.

CORDEIRO, C. Vulnerabilidades de puérperas na visão de equipes de saúde da família: ênfase em aspectos geracionais e adolescência. Revista Escolar de Enfermagem da USP, v. 44, n. 2, p. 368-375, 2014.

COREN. Código de Ética do Enfermeiro. 2013. Disponível em: http://portal.coren-sp.gov.br/comissao-de-etica-de-enfermagem/. Acesso em: 29 ago. 2019.

HOLLIST, C. et al. Depressão pós-parto e satisfação conjugal: impacto longitudinal em uma amostra brasileira. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 47-55, 2016.

INSTITUTO DATAFOLHA. Opinião dos brasileiros sobre o atendimento na área de saúde. 2014. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/images/PDF/apresentao-integra-datafolha203.pdf. Acesso em: 22 set. 2019.

OLIVEIRA, I.; CARVALHO, F. Depressão pós-parto e seus impactos na interação mãe-bebê. Revista Brasileira de Ciências da Vida, [S.l.], v. 5, n. 3, jul. 2017.

THEME FILHA, M. M. Factors associated with postpartum depressive symptomatology in Brazil: The Birth in Brazil National Research Study, 2011/2012. In LEONEL, F. Depressão pós-parto acomete mais de 25% das mães no Brasil. FIOCRUZ, 2016. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/depressao-pos-parto-acomete-mais-de-25-das-maes-no-brasil. Acesso em 15 set. 2019.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

Fernandes, P. K. L., Alves Cruz, E. A. C., & Oliveira, A. de C. C. de . (2020). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA DEPRESSÃO PÓS-PARTO. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 4(1), p. 65-73. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1618

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)