PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI):

PROPOSTA DE UM MÉTODO DE PESQUISA PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO

Autores

  • Atlantico Souza Ribeiro Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Kamila Camilio Martinhuk Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Carolina Paioli Tavares Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Fabiane Schwade Januário Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

No ano de 2008, a chamada Política Nacional de Educação Especial(PNEE), na perspectiva da educação inclusiva foi implantada em nosso país, tendopor objetivo orientar a inserção de estudantes com deficiência, transtornos globais dodesenvolvimento e altas habilidades/superdotação em nossos sistemas de ensino,seja ele público ou privado, de forma a proporcioná-los o acesso a diversos meios deconhecimento, com plena participação e aprendizagem na educação comum. É nessesentido, que o presente ensaio teórico traz como objeto de estudo, propor um métodode pesquisa para a elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI), para apromoção da inclusão escolar da rede pública estadual de ensino. No que diz respeitoa metodologia empregada no desenvolvimento dessa investigação, a mesma seconstitui em uma revisão bibliográfica; quanto à sua finalidade, como sendo básica;em se tratando do problema, esta possui uma abordagem qualitativa; e com relaçãoaos seus objetivos, a mesma se caracteriza como exploratória e descritiva. Quantoaos resultados encontrados, os mesmos revelam que existe um princípio na literaturavigente relacionada à uma produção de informações a respeito do PEI, como uminstrumento no processo de escolarização de estudantes com deficiência, e que acontar da metodologia de pesquisa-ação colaborativa realizada entre o pesquisadoracadêmico, os professores da sala de aula comum, e a equipe do AtendimentoEducacional Especializado (AEE) das escolas púbicas em nosso país, o PEI acabapor se constituir em um eficaz aliado no processo de escolarização de estudantes comdeficiência.

Biografia do Autor

Atlantico Souza Ribeiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Licenciatura em Educação Física. Mestrando do Programa do Pós-Graduação em Educação Inclusiva-PROFEI. Professor do Quadro Próprio do Magistério (QPM) da Secretaria Estadual de Educação do Paraná - SEED/PR. 

Kamila Camilio Martinhuk, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Licenciatura em Educação Física. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (em Rede Nacional) – PROFEI / UEPG. Professora de Educação Física na rede Municipal da cidade de Ponta Grossa - PR.

Carolina Paioli Tavares, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Bacharelado em Educação Física. Mestrado e Doutorado em Ciências da Motricidade pela UNESP. Professora Adjunta e Chefe do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva-PROFEI/UEPG.

Fabiane Schwade Januário, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciatura em Educação Física. Professora da área de Educação Especial da rede estadual de ensino do Paraná. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva-PROFEI/UEPG.

Referências

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

Souza Ribeiro, A., Camilio Martinhuk, K., Paioli Tavares, C., & Schwade Januário, F. (2021). PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI):: PROPOSTA DE UM MÉTODO DE PESQUISA PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 5(2), p 144 - 160. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2139