SISTEMA DE GESTÃO DE DESEMPENHO – CONSTRUINDO INSTRUMENTO DE DIAGNÓSTICO E ANÁLISE

Gestão de desempenho, diagnóstico e análise

Autores

  • Fernanda Nadal UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Bruno Pedroso Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Antonio Carlos de Francisco Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR campi Ponta Grossa

Resumo

O objetivo principal deste artigo é propor um caminho metodológico para a construção de um instrumento diagnóstico e analítico para o Sistema de Gestão do Desempenho Individual de uma empresa pública na perspectiva de seus gestores, este percurso contempla 13 etapas. Considerou-se como variável dependente, o Desempenho e, como variáveis independentes: Diversidade, Recompensa, Conformidade, Competência, Engajamento, Comunicação e Bem-estar. Para viabilizar as análises de validade e confiabilidade, o instrumento foi aplicado aos gestores de uma empresa pública estabelecida em todo o território nacional, retornando 457 respondentes. Nas análises de consistência interna, o alfa de Cronbach apresentou 0,886 a 0,691 nos construtos do instrumento. Na validade dos construtos, a análise fatorial confirmatória do modelo ajustado apresentou os seguintes índices: CFI = 0,920, TLI = 0,900 RMSEA = 0,073, GFI = 0,90, NFI = 0,892. Conclui-se que o caminho metodológico proposto para a construção do instrumento atende às expectativas.

Biografia do Autor

Bruno Pedroso, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2005), Especialização em Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2007), Especialização em Gestão Industrial: Conhecimento e Inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2007), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2010), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013), Pós-doutorado em Qualidade de Vida no Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2014), Pós-doutorado em Estudos Bibliométricos e Cientométricos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2021), Pós-doutorado em Transferência de Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2022) e Livre-docência em Qualidade de Vida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2021). Atualmente é professor associado do Departamento de Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI. Os temas mais frequentes em sua produção científica recente são: Avaliação da qualidade de vida/qualidade de vida no trabalho; Construção, tradução, adaptação cultural e propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação; Estudos bibliométricos e cientométricos na produção do conhecimento.

Antonio Carlos de Francisco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR campi Ponta Grossa

Mestre em tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Foi professor titular do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP (mestrado e doutorado), tendo sido coordenador do PPGEP no período de abril de 2015 a março de 2019. Mesmo após sua aposentadoria, em outubro de 2019, atua no PPGEP como docente voluntário, na categoria de docente permanente no PPGEP. Atua área de engenharia de produção, principalmente nos seguintes temas: economia circular, sustentabilidade, gestão do conhecimento e da inovação, qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho. É sócio da Mush (Fungi Biotecnologia Ltda), desde maio de 2020, respondendo pela área de sustentabilidade e colaborando na área de desenvolvimento de produtos da empresa

Referências

Akbari, N., & Ghaffari, A. (2017). Verifying relationship of knowledge management initiatives and the empowerment of human resources. Journal of Knowledge Management. https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JKM-10-2016-0435/full/html

Boon, J., & Verhoest, K. (2018). By design or by drift: how, where, and why HRM activities are organized in the public sector. Review of Public Personnel Administration, 38(1), 110-134. https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0734371X15626775

Brandao, H. P., Zimmer, M. V., Pereira, C. G., Marques, F., Costa, H. V., Carbone, P. P., & de Almada, V. F. (2008). Competence-based performance assessment: a model which integrates competence-based management, balanced scorecard and 360º feedback. Revista de Administração Pública, 42(5), 875.https://www.scielo.br/j/rap/a/SXR5B4nBMv4zL6XBxmcTZpK/abstract/?lang=pt

Carter, W. R., Nesbit, P. L., Badham, R. J., Parker, S. K., & Sung, L. K. (2018). The effects of employee engagement and self-efficacy on job performance: a longitudinal field study. The international journal of human resource management, 29(17), 2483-2502. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09585192.2016.1244096

Coelho, P. S., & Esteves, S. P. (2007). The choice between a fivepoint and a ten-point scale in the framework of customer satisfaction measurement. International Journal of Market Research, 49(3), 313-339. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/the-choice-between-a-five-point-and-a-ten-point-scale-in-the-fram-2

Cook, D. A., & Beckman, T. J. (2006). Current concepts in validity and reliability for psychometric instruments: theory and application. The American journal of medicine, 119(2), 166-e7. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16443422/

Damásio, B. F. (2013). Contribuições da Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo (AFCMG) na avaliação de invariância de instrumentos psicométricos. Psico-Usf, 18(2), 211-220. https://www.scielo.br/j/pusf/a/8cvmNWqFB6XqWDV9ZGJzsLF/abstract/?lang=pt

Dastmalchian, A., McNeil, N., Blyton, P., Bacon, N., Blunsdon, B., Kabasakal, H., ... & Steinke, C. (2015). Organisational climate and human resources: exploring a new construct in a cross‐national context. Asia Pacific Journal of Human Resources, 53(4), 397-414. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1744-7941.12081

Domínguez-Falcón, C., Martín-Santana, J. D., & De Saá-Pérez, P. (2016). Human resources management and performance in the hotel industry. International Journal of Contemporary Hospitality Management. https://www.cabdirect.org/cabdirect/abstract/20163197836

Dudin, M., Frolova, E., Gryzunova, N., & Shuvalova, E. (2015). The Deming Cycle (PDCA) concept as an efficient tool for continuous quality improvement in the agribusiness. Asian Social Science, 11(1), 239-246. https://www.researchgate.net/publication/287567447_The_Deming_Cycle_PDCA_Concept_as_an_Efficient_Tool_for_Continuous_Quality_Improvement_in_the_Agribusiness

Edgar, F., Geare, A., & O'Kane, P. (2015). The changing dynamic of leading knowledge workers. Employee Relations, 37(4), 487. https://www.researchgate.net/publication/277939141_The_changing_dynamic_of_leading_knowledge_workers_The_importance_of_skilled_front-line_managers

Fetzner, M. A., Oltramari, A. P., & Olea, P. M. (2010). Gestão do desempenho na administração pública: o caso da TI governo. Revista de Administração Contemporânea, 14(5), 968-982. https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/796

García-Alcaraz, J. L., Alor-Hernández, G., Sánchez-Ramírez, C., Jiménez-Macías, E., Blanco-Fernández, J., & Latorre-Biel, J. I. (2018). Mediating role of the Six Sigma implementation strategy and investment in human resources in economic success and sustainability. Sustainability, 10(6), 1828. https://www.mdpi.com/2071-1050/10/6/1828

Guinot, J., Chiva, R., & Mallén, F. (2016). Linking altruism and organizational learning capability: A study from excellent human resources management organizations in Spain. Journal of Business Ethics, 138(2), 349-364. https://www.jstor.org/stable/24755873

Heffernan, M., Harney, B., Cafferkey, K., & Dundon, T. (2016). Exploring the HRM-performance relationship: the role of creativity climate and strategy. Employee Relations. https://www.researchgate.net/publication/293634535_Exploring_the_HRM-performance_relationship_the_role_of_creativity_climate_and_strategy

Herzberg, F. (2017). Motivation to work. Routledge.

Jung, H. S., & Yoon, H. H. (2016). Why is employees’ emotional intelligence important?. International Journal of Contemporary Hospitality Management. https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJCHM-10-2014-0509/full/html

Juravich, M., Salaga, S., & Babiak, K. (2017). Upper echelons in professional sport: The impact of NBA general managers on team performance. Journal of Sport Management, 31(5), 466-479. https://journals.humankinetics.com/view/journals/jsm/31/5/article-p466.xml

Kline, R. B. (2015). Principles and practice of structural equation modeling. Guilford publications.

Lefevre, A. M. C., Crestana, M. F., & Cornetta, V. K. (2003). A utilização da metododologia do discurso do sujeito coletivo na avaliação qualitativa dos cursos de especialização "Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde-CADRHU", São Paulo-2002. Saúde e Sociedade, 12(2), 68-75. https://www.scielo.br/j/sausoc/a/hw4fZQdSMPhMxZm5cVMLMCz/abstract/?lang=pt

Lefevre, F., & Lefevre, A. M. C. (2006). O sujeito coletivo que fala. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 10(20), 517-524.https://www.scielo.br/j/icse/a/QQw8VZh7pYTwz9dGyKvpx4h/abstract/?lang=pt

Lin, Y. T., & Liu, N. C. (2016). High performance work systems and organizational service performance: The roles of different organizational climates. International Journal of Hospitality Management, 55, 118-128. https://www.academia.edu/42319906/High_performance_work_systems_and_organizational_service_performance_The_roles_of_different_organizational_climates

Mallén, F., Chiva, R., Alegre, J., & Guinot, J. (2015). Are altruistic leaders worthy? The role of organizational learning capability. International Journal of manpower. https://www.researchgate.net/publication/278243293_Are_altruistic_leaders_worthy_The_role_of_organizational_learning_capability

Maroco, J., & Garcia-Marques, T. (2006). Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de psicologia, 65-90. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/article/viewFile/763/706

Mattar, F. N. (2014). Pesquisa e marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 7th Edição. São Paulo: Atlas. 225p.

Melton, E. K., & Meier, K. J. (2017). For the want of a nail: The interaction of managerial capacity and human resource management on organizational performance. Public Administration Review, 77(1), 118-130. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/puar.12611

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Manual de Orientação para a Gestão do Desempenho. Disponível em: http://www.planejamento.gov.br/assuntos/gestao-publica/arquivos-e-publicacoes/manual_orientacao_para_gestao_desempenho.pdf/view.

Nunnally, J. C., & Bernstein, I. H. (1967). McGraw-Hill series in psychology. Psychometric theory. New York, NY, US: McGraw-Hill.

Parakandi, M., & Behery, M. (2016). Sustainable human resources: Examining the status of organizational work–life balance practices in the United Arab Emirates. Renewable and Sustainable Energy Reviews, 55, 1370-1379. https://ideas.repec.org/a/eee/rensus/v55y2016icp1370-1379.html

Para-González, L., Jiménez-Jiménez, D., & Martínez-Lorente, A. R. (2018). Exploring the mediating effects between transformational leadership and organizational performance. Employee Relations. https://www.researchgate.net/publication/322777267_Exploring_the_mediating_effects_between_transformational_leadership_and_organizational_performance

Pasquali, L. (2010). Instrumentação Psicológica: Fundamentos e práticas. 2010. Cap, 8, 165-198.

Poulsen, S., & Ipsen, C. (2017). In times of change: How distance managers can ensure employees’ wellbeing and organizational performance. Safety science, 100, 37-45. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0925753517308184

Qu, Q., Wang, W., Tang, M., Lu, Y., Tsai, S. B., Wang, J., ... & Yu, C. L. (2017). A performance evaluation study of human resources in low-carbon logistics enterprises. Sustainability, 9(4), 632. https://www.mdpi.com/2071-1050/9/4/632

Roberts, P., & Priest, H. (2006). Reliability and validity in research. Nursing standard, 20(44), 41-46.

Schneider, E. M., Fujii, R. A. X., & Corazza, M. J. (2017). Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, 5(9), 569-584.https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/157

Shin, D., & Konrad, A. M. (2017). Causality between high-performance work systems and organizational performance. Journal of management, 43(4), 973-997. https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0149206314544746

Souza, A. C. D., Alexandre, N. M. C., & Guirardello, E. D. B. (2017). Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 26, 649-659. https://www.scielo.br/j/ress/a/v5hs6c54VrhmjvN7yGcYb7b/abstract/?lang=pt

Su, Z. X., Wright, P. M., & Ulrich, M. D. (2018). Going beyond the SHRM paradigm: Examining four approaches to governing employees. Journal of Management, 44(4), 1598-1619. https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0149206315618011

Terwee, C. B., Bot, S. D., de Boer, M. R., van der Windt, D. A., Knol, D. L., Dekker, J., ... & de Vet, H. C. (2007). Quality criteria were proposed for measurement properties of health status questionnaires. Journal of clinical epidemiology, 60(1), 34-42. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17161752/

Wang, W., Fu, Y., Qiu, H., Moore, J. H., & Wang, Z. (2017). Corporate social responsibility and employee outcomes: A moderated mediation model of organizational identification and moral identity. Frontiers in psychology, 8, 1906. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.01906/full

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

Nadal, F., Pedroso, B., & de Francisco, A. C. (2022). SISTEMA DE GESTÃO DE DESEMPENHO – CONSTRUINDO INSTRUMENTO DE DIAGNÓSTICO E ANÁLISE: Gestão de desempenho, diagnóstico e análise. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 6(2), p. 333 - 356. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2297