OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ

Autores

  • Danielle Marafon Universidade Estadual do Paraná
  • Nathalyn Alexia da Silva Santos Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR

Resumo

Este trabalho refere-se aos desafios da prática docente e da formação de professores da educação de jovens e adultos no município de Paranaguá, nosso objetivo é analisar possíveis caminhos para que o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente da EJA seja realizada, bem como compreender seu percurso histórico no Brasil, refletir as propostas desenvolvidas por Paulo Freire para esta modalidade de ensino e compreender os desafios da prática docente e da formação de professores da EJA. A metodologia adotada neste estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo aplicadas com uma abordagem quali-quantitativa. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado um questionário online com 12 professores que atuam, ou já atuaram, na modalidade de ensino da EJA, no município de Paranaguá. Os dados desta pesquisa evidenciam que, os caminhos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente para esta modalidade de ensino está na falta de qualificação profissional e formação inicial e continuada dos professores.

Biografia do Autor

Danielle Marafon, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR.

Nathalyn Alexia da Silva Santos, Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR

Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR

Referências

ALVES, C.D.N. Da formação inicial a continuada para a EJA: Desafios e implicações para a prática docente. Dissertação de Mestrado. Campina Grande. UEPB – Universidade Estadual da Paraíba. 2018.

CUNHA, N.B.; FERREIRA, F.F. Desafios e evolução da EJA no Brasil. Maringá. Revista UNINGÁ. 2014.

FERNANDES, G.P. O desafio de (re)significar a prática docente na EJA. Anais III CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21510>. Acesso em: 12/06/2021.

MACIEL, V.A. et al. Educação de Jovens e Adultos: caderno pedagógico. Florianópolis. UDESC/CEAD/UAB. 2014.

MORAES, M.C.S. de; VIEGAS, A. C. Um convite ao retorno: relevâncias no histórico da EJA no Brasil. Rio de Janeiro. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. 2017.

MOURA, T.M. de M. A Prática Pedagógica dos Alfabetizadores de Jovens e Adultos: Contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. Maceió. EDUFAL – Universidade Federal de Alagoas. 2006.

PORCARO, R. C. Trinta e dois anos de História da Educação de jovens e adultos na Universidade Federal de Viçosa: o NEAD como espaço de formação docente. Cadernos De História Da Educação, 19(1). https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020.

RIBAS, M.S.; SOARES, S.T. Formação de professores para atuar na educação de jovens e adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente. Curitiba. IX ANPED SUL – Seminário de Pesquisa em Educação da região sul. 2012.

SALES, S.R. et. al. Educação de Jovens e Adultos: Políticas e práticas educativas. Rio de Janeiro. NAU Editora. 2011

STRELHOW, T.B. Breve história sobre a Educação de Jovens e Adultos. Campinas. Revista HISTEDBR On-line. 2010.

VENTURA, J. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Salvador. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. 2012

Downloads

Publicado

18-12-2023

Como Citar

Marafon, D., & da Silva Santos, N. A. . (2023). OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), P. 439 - 464. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2340