REFLEXÕES SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA

a formação de bebês e crianças na Educação Infantil

Autores

  • Kalyandra Khadyne Imai Gonçalves Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Sharmilla Tassiana de Souza Souza Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Paulo Lopes Universidade Estadual de Maringá - UEM

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar reflexões sobre a Primeira Infância, com destaque à formação de bebês e crianças na Educação Infantil, a fim de contribuir com os profissionais da área da Educação em suas práticas pedagógicas. Esse texto, de cunho bibliográfico, ampara-se nos pressupostos teóricos da Teoria Crítica, em que destacamos os seguintes autores: Marcuse (1967; 1999), Horkheimer e Adorno (1985) e Adorno (1995; 1996). Como resultado dessa pesquisa, elucidamos a necessidade de estudos para a formação humana e o combate à barbárie. Consideramos que uma análise do objeto estudado, tendo em vista o seu contexto histórico, político, social e econômico pode auxiliar na compreensão da organização social, com possibilidades para a emancipação humana.

Biografia do Autor

Kalyandra Khadyne Imai Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia (Clínica, Educação Especial Inclusiva e Saúde Mental). Graduada em Letras (licenciatura em Português/Inglês) e em Pedagogia. Atua como professora no município de Maringá-PR. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Doutora e mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Sharmilla Tassiana de Souza Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Unina. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Paulo Lopes, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Música pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

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Publicado

27-08-2023

Como Citar

Gonçalves, K. K. I., Yaegashi, S. F. R. ., Souza, S. T. de S., & Lopes, P. . (2023). REFLEXÕES SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA: a formação de bebês e crianças na Educação Infantil. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(1), p. 25 - 39. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2357