ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA DE TESES E DISSERTAÇÕES (2020-2024)

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Prática de Ensino, Licenciatura em Química, Formação de Professores, Ensino de Química

Resumo

Tendo como ponto de partida a realidade existente em Instituições de Ensino Superior (IES), bem como nas Escolas de Educação Básica (EEB), no que se refere ao processo de formação docente, mais especificamente no desenvolvimento do Estágio Supervisionado, entende-se como necessária uma investigação do estado atual em que se encontram as pesquisas relativas a esse componente curricular. A metodologia utilizada possui caráter bibliográfico e descritivo, baseada em um levantamento que se insere no método da Revisão Sistemática de Literatura. Analisou-se 15 pesquisas acerca dos estágios supervisionados em Licenciatura em Química, que geraram quatro categorias de análise, demonstrando avanços na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem, tanto dos licenciandos quanto dos professores supervisores. Apesar dos avanços, observa-se uma produção científica limitada sobre o tema, indicando a necessidade de ampliar os estudos que se debrucem nas questões relativas ao Estágio Supervisionado.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Ruschel Nunes, Universidade Estadual de Maringá/Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialização em Educação Científica Tecnológica pela UNIOESTE-PR (2006). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Doutorando do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PCM, da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bolsista CAPES.
  • Dra. Neide Maria Michellan Kiouranis, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
    Licenciada em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (1975), Licenciada em Química pela Associação Prudentina de Educação e Cultura de Presidente Prudente (1978) Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1982); Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Química) pela Universidade de São Paulo - USP (2001); Doutor em Educação para a Ciências pela Universidade Estadual Paulista, UNESP/ Bauru, Brasil (2009) e Pós-doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Sergipe - UFS e Universidade de Aveiro - UA/PT (2016). Professora Associada do Departamento de Química - UEM; foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM/UEM PCM por duas gestões. Atualmente aposentada, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM/UEM; Coordena o Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Pensamento Crítico, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Formação de Professores; Ciência Tecnologia e Sociedade - CTS e Pensamento Crítico - PC.

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Publicado

30-07-2025

Como Citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA DE TESES E DISSERTAÇÕES (2020-2024). (2025). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 9(1), p. 137 - 155. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2779

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