A CONSTITUIÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS: UMA ANÁLISE COM BASE EM BOURDIEU, CHARTIER E LEFEBVRE

Autores

Resumo

O presente texto versa sobre o processo de constituição das representações pelos sujeitos na visão de três autores: Bourdieu, Chartier e Lefebvre. Pierre Bourdieu é sociólogo francês e defensor do movimento antiglobalização, morreu aos 71 anos na França, em 2002. O historiador Roger Chartier, graduado pela Université Sorbonne, em Paris, elaborou o conceito de representação com base nas reflexões propostas por Bourdieu. Henri Lefebvre nasceu na França, na região dos Pirineus, e teve sua formação em Filosofia, com exploração das áreas de Matemática, Linguística, História e Sociologia. Assim, busca-se compreender os vieses do conceito de representações na perspectiva desses autores. O artigo traz as aproximações e as divergências entre os referenciais, sendo a origem das representações na prática cotidiana um dos resultados identificados como ponto em comum entre os três referenciais mencionados. As representações não são manifestações cristalizadas, ao contrário, elas se constroem a partir do concebido, do que se tem à disposição na vida real de acordo com a vivência pessoal do sujeito. São entendidas como classificações e divisões que organizam a apreensão do mundo social como categorias de percepção do real, não são atos e/ou discursos neutros. A partir das representações, é possível compreender as relações de poder existentes nos campos, e as formas de compreensão sobre a realidade, ou seja, a concepção de mundo social e os valores que se defende. As posições ocupadas pelos indivíduos revelam as representações, por isso elas não dependem de vontades individuais para surgirem, mas, sim, de um campo social.

Biografia do Autor

Camila Soares Macenhan, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Licenciada em Pedagogia. Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho Docente (GEPTRADO/UEPG). Membro da Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes - RIPEFOR. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, no Departamento de Pedagogia.

Flavia Wegrzyn Martinez, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/ Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia. Professora colaboradora no Centro de Ciências Humanas e da Educação- CCHE da Universidade Estadual do Norte Do Paraná. Mestre em Educação (UEPG), doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (UEPG). Pesquisadora no grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente (GEPTRADO - UEPG);Integrante do RIPFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisadores e Formação de Professores. Pesquisadora no grupo de pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência (UENP). 

Susana Soares Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Departamento de Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado). Lider do grupo de pesquisa GEPTRADO, e membro da Rede Inter institucional sobre Formação de Professores RIPEFOR. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

Referências

BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Tradução Floriano Fernandes. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1978.

BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, P. O Campo Científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu. Sociologia. São Paulo: Ática, 1994. p. 112-143.

BOURDIEU, P. A economia das trocas lingüísticas. São Paulo: USP, 1996.

BOURDIEU. P. A economia das trocas lingüísticas: o que falar quer dizer. Tradução Sérgio Miceli. 2. ed. São Paulo: USP, 1998.

CHARTIER, R. A História Cultural entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Garlhado. Lisboa: Difiel, 1990.

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. 2. ed. Algarves, Portugal: Difiel, 2002.

CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos de Avaliação. São Paulo, v. 5, n. 11, abr. 1991.

DURKHEIM, E. Representações individuais e representações sociais. In: DURKHEIM, E. Sociologia e Filosofia. São Paulo: Ícone, 1994. p. 9-54.

LEFEBVRE, H. O marxismo. 3. ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1963.

LEFEBVRE, H. O fim da história. Lisboa: Dom Quixote, 1971.

LEFEBVRE, H. La presencia y la ausencia: contribución a la teoría de las representaciones. México: Fondo de Cultura Económica, 1983.

LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.

LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. Itapevi: Nebli, 2016.

MACHADO, C. R. Momentos da obra de Henri Lefebvre: uma apresentação. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 13, p. 83-95, 2008.

PENIN, S. Cotidiano e escola: a obra em construção. v. 2. São Paulo: Cortez, 1989.

SCHUTZ, A. Collected Papers I: The problem of social reality. The Hague: Martinus Nijhoff, 1962.

SOTO, W. H. G. O pensamento crítico de Henri Lefebvre. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 12, n. 140, p. 22-28, jan. 2013.

Downloads

Publicado

09-10-2019

Como Citar

Macenhan, C. S., Martinez, F. W., & Tozetto, S. S. (2019). A CONSTITUIÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DOS SUJEITOS: UMA ANÁLISE COM BASE EM BOURDIEU, CHARTIER E LEFEBVRE. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 3(2), p. 170-189. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1252

Edição

Seção

Artigos