O PEDAGOGO NO ATENDIMENTO AO PROFESSOR INICIANTE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Susana Soares Tozetto Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Adriane Bayer Tozetto Beatriz Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Este artigo discute as dificuldades do pedagogo no atendimento ao professor iniciante na modalidade de Educação Profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com pedagogos que atuam na Educação Profissional na rede estadual de ensino paranaense. Como resultado, verificou-se que a prática pedagógica que o professor iniciante assume tem como princípio os saberes docentes construídos no decorrer da formação acadêmica e experiência de vida. Assim, o pedagogo deve assumir o papel de mediador da prática pedagógica junto ao professor iniciante. Suas dificuldades estão relacionadas à supervalorização dos conhecimentos técnicos em detrimento aos conhecimentos pedagógicos. Palavras-chave: Pedagogo. Professores iniciantes. Educação profissional.

Biografia do Autor

Susana Soares Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação. Doutorado em Educação Escolar. Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado/Doutorado). Líder do grupo de pesquisa GEPTRADO, membro da Rede Inter institucional sobre Formação de Professores RIPEFOR e avaliadora Ad hoc do GT 8 ANPED e Coordenadora ANFOPE Paraná. 

Adriane Bayer Tozetto Beatriz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação em Pedagogia. Especialista em Psicologia do processo ensino-aprendizagem. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente - GEPTRADO/UEPG e Membro da Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes - RIPEFOR. Professora - Pedagoga concursada da Rede Estadual de Ensino do Paraná.

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Publicado

26-08-2023

Como Citar

Tozetto, S. S., & Beatriz, A. B. T. (2023). O PEDAGOGO NO ATENDIMENTO AO PROFESSOR INICIANTE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL . Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(1), p. 40 - 61. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2341

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