A ATUAÇÃO DO OPERADOR LOGÍSTICO NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS

Autores

  • Leandro Alex Lefler
  • Balduir Carletto Faculdade Sant'Ana

Resumo

O objetivo do presente artigo que tem como tema principal os operadores logísticos, é analisar a atuação de uma empresa localizada na região dos Campos Gerais qualificada para atuar nesse segmento. Quanto a metodologia, a pesquisa possui um método dedutivo e sua classificação é aplicada, qualitativa, descritiva e estudo de caso. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário constituído por 20 questões, respondido pelo gestor da área de logística do operador identificado. Desta forma, o estudo possibilita verificar a atuação de um operador logístico de pequeno porte na região dos Campos Gerais, abordando além das dificuldades individuais, o momento preocupante que o país atravessa e como isso impacta na prestação de seus serviços. A empresa possui ativos próprios, incluindo caminhões, carros e empilhadeiras que dão suporte à prestação dos serviços de transporte, armazenagem, controle de estoque, abastecimento de linha de produção, milkrun, repacking, cross-docking, descarga e conferência de material, desova e estufagem de containers para cabotagem e montagem de kits. Assim, a empresa pesquisada obtém vantagens competitivas por oferecer diversos serviços, que possibilitam parcerias e contratos mais rentáveis. Além disso, sua localização permite uma maior proximidade com os principais clientes e colabora com a região disponibilizando oportunidades de emprego e um maior giro de capital. 

Biografia do Autor

Balduir Carletto, Faculdade Sant'Ana

Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1987), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Especialização em Gestão Industrial (2004) pela UTFPR e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006).

Referências

BERTAGLIA, P. R. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. 2 Ed. São Paulo: Saraiva, 2009. 546p.

BOWERSOX, D. J; CLOSS, D. J; COOPER M.B; BOWERSOX, J. C. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. 4 Ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. 455p.

FIGUEIREDO, K. F; FLEURY, P. F; WANKE, P. F. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Atlas, 2012. 483p.

FILHO, C. C. M. V. Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL). Disponível em: <http://abolbrasil.org.br/abol/>. Acesso em: 11 out 2015.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175p.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p.

KAUARK, F.S; MANHÃES, F. C; MEDEIROS, C.H. Metodologia da Pesquisa: Um Guia Prático. Bahia: Via Litterarum, 2010. 88p.

NETO, V. C. O. Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL). Disponível em: <http://abolbrasil.org.br/abol/>. Acesso em: 11 out 2015.

NOVAES, A. G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. 3 Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 400p.

RUIZ, J. A. Metodologia Científica: Guia para Eficiência nos Estudos. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2002. 181p.

VIVALDI, M; PIRES, S. R. I. Operadores Logísticos: Integrando Operações em Cadeias de Suprimentos. São Paulo: Atlas, 2010. 215p.

Downloads

Publicado

23-09-2018

Como Citar

Lefler, L. A., & Carletto, B. (2018). A ATUAÇÃO DO OPERADOR LOGÍSTICO NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 2(2). Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/37

Edição

Seção

Artigos