UMA SILHUETA NAS SOMBRAS: O LUGAR DO HISTORIADOR NOS MUSEUS HISTÓRICOS DOS CAMPOS GERAIS

Autores

  • Karen K. Kremer Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
  • Ana Carolina Torrens Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Embora a profissão de historiador não seja oficialmente regulamentada pelo Estado, sua existência é um fato inegável e imprescindível para o trabalho nas instituições de guarda de memória, em especial, os museus. Deste modo, a presença deste profissional da história figura em um outro olhar sobre o acervo dos museus, uma visão crítica e científica, porém, seu lugar ainda é incerto nas próprias instituições de cunho histórico. A partir de visitas técnicas realizadas a alguns dos principais museus históricos dos Campos Gerais, no Paraná, o presente trabalho se propõe a discutir a importância do historiador, seu papel nos museus históricos e como a ausência da atuação deste reflete negativamente nos museus, culminando em um espaço expositivo e discurso museal elitista e não-questionador.

Biografia do Autor

Karen K. Kremer, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Bacharel em História e mestranda do Programa de Pós-Graduação em História, Cultura e Identidades da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Game Design pela Universidade Positivo. Historiadora do programa Smithsonian Transcription Center, do museu Smithsonian, em Washington, EUA. Colunista e crítica de cinema, literatura e jogos eletrônicos no GameBlast. Crítica de cinema no Cine Cristão.

Ana Carolina Torrens, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em História

Referências

BERNARDET, Jean-Claude. O Que é Cinema. São Paulo: Editora Brasiliense, 2001.

CÂNDIDO, Manuelina Maria Duarte. Museus como espaço de interdisciplinaridade e o ofício do historiador. In: XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 25, 2009, Fortaleza. Anais do XXV Simpósio Nacional de História – História e Ética. Fortaleza: ANPUH, 2009. p.01-07.

CERRI, Luis Fernando. A política, a propaganda e o ensino da história In: Caderno Cedes. Campinas, CEDES, 2005, vol. 25, n. 67, p. 319-331.

FERREIRA, Angela Ribeiro; JOHANSEN, Elizabeth. Oficina de História IV. Ponta Grossa: UEPG, 2010.

GUIMARÃES, Manoel Luis Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional In: Estudos Históricos. São Paulo, Fundação Getulio Vargas, 1988, v. 1, n. 1, p. 05-27.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Museus históricos: da celebração à consciência histórica. In: Revista do Museu Paulista. São Paulo: Museu Paulista - USP, 1992, v. , p. 7-10.

SCHMIDT, Benito Bisso. Os historiadores e os acervos documentais e museológicos: novos espaços de atuação profissional In: Anos 90. Porto Alegre, UFRGS, 2008, v. 15, n. 28, p. 187-196

Downloads

Publicado

23-09-2018

Como Citar

Kremer, K. K., & Torrens, A. C. (2018). UMA SILHUETA NAS SOMBRAS: O LUGAR DO HISTORIADOR NOS MUSEUS HISTÓRICOS DOS CAMPOS GERAIS. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 2(2). Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/570

Edição

Seção

Artigos