CURRÍCULO NACIONAL E AVALIAÇÃO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE

Autores

  • Eliza Ribas Gracino Universidade Estadual de Pònta Grossa
  • Maria Isabel Moura Nascimento Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Este artigo tem a intenção de analisar a relação entre o currículo nacional e avaliação. Está estruturado em quatro seções. Na primeira a temática será introduzida por meio de um breve histórico sobre o sistema avaliativo. Na segunda, discutimos a organização curricular e a importância da avaliação para a atividade pedagógica. Na terceira, abordaremos os princípios e elementos da organização do trabalho didático, clarificando questões sobre o planejamento. Na quarta, explanaremos brevemente sobre o processo de escolarização e as políticas públicas para a formulação da Base Nacional Comum. Na quinta e última seção, Relações entre processo de ensino e de aprendizagem e avaliação, analisaremos as contradições que envolvem o papel da avaliação.

Biografia do Autor

Eliza Ribas Gracino, Universidade Estadual de Pònta Grossa

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História e Sociedade nos Campos Gerais-PR - HISTEDBR - UEPG. Aluna do Doutorado em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - linha de pesquisa História e política educacionais (2017); Bolsista da Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado e Doutorado. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Mestre em Educação pela Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - linha de pesquisa História e política educacionais (2016).  Especialista em Psicopedagogia institucional e clínica (2011), Educação Especial : Atendimento as necessidades especiais (2009) e Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental (2007). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Participou como pesquisadora de projetos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq: "A violência na escola e o papel da equipe de gestão: uma análise das escolas municipais de Ponta Grossa." (2003-2004) e "Conhecer, amar e educar: uma pesquisa-ação junto a educadores de crianças institucionalizadas (2004-2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do educador, gestão escolar, política educacional e história da educação: instituição escolar.

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa

É graduada em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais de Americana (1992), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996) e Doutora em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2011). Bolsa de Produtividade em Pesquisa-Fundação Araucária 2014/2016.Possui Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq.Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG onde trabalha desde (1990) e atua como Professora no curso de graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado desta instituição.Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq. Membro do Comite Científico de Ciencias Humanas do PIBIC/CNPq -UEPG, (2008/2010). Assumiu em (2009 / 2012) titularidade como membro do Comitê de Assessoramento da Educação (CAAs) da Fundação Araucária. É associada da SBHE e Secretária Executiva do HISTEDBR. É membro de corpo editorial e parecerista de Revistas da área da Educação, como: HISTEDBR On-line (UNICAMP/SP), Olhar de Professor (UEPG/PR), Periódico da Revista Roteiro Editora Unoesc, Editora da Universidade Estadual de Maringá(Eduem/PR); Participa como líder no Grupo de Pesquisas História, Sociedade e Educação" dos Campos Gerais - PR cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, bem como participa desde 1992 do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR) Tem experiência na Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes áreas: História, Trabalho e Educação; Historiografia da Educação; História da Reconstrução das Instituições, Escolares no Brasil; Imprensa e a Educação e o Negro e a Educação.

Referências

AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Proposta preliminar. 2a versão revista. Ministério da Educação. 2009. Disponível: basenacionalcomum.mec.gov.br/Documentos/bncc-2versao.revista.pdf.

BRASIL. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDBEN. Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em > Acesso em 12 de jan.de 2016.

BRASIL. Movimento pela Base Nacional Comum (MBNC), 2014. Disponível em http://movimentopelabase.org.br/o‐movimento/>. Acesso em: 11 nov. 2015.

BOLIVAR, A. El lugar del centro escolar en la política curricular actual. Más allá de la reestructuración y de la descentralización. In: PEREYRA, M. A.; GARCIA M., J; GOMEZ, A.; BEAS, M. (Comps.). Globalización y descentralización de los sistemas educativos: fundamentos para un nuevo programa de la educación comparada. Barcelona: Pomares, 1996.

COLL, C. Contribuições da Psicologia para a Educação: teoria genética e aprendizagem escolar. In: BANKS LEITE, L. (Org.). Piaget e a Escola de Genebra. São Paulo: Cortez, 1987, p.164-97.

DEMO, P. Aprendizagem no Brasil: ainda muito por fazer. Porto Alegre: Mediação, 2004.

ESTEBAN, M. T. Avaliação uma prática em busca de novos sentidos. DP&A, 4 ed. Rio de Janeiro.

EYNG, A. M. Currículo e avaliação: duas faces da mesma moeda na garantia do direito à educação de qualidade social. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 15, n. 44, p. 133-55, jan./abr. 2015. doi:10.7213/dialogo.educ.15.044.DS06

FERNANDES, C. de O.; FREITAS, L. C. de. Indagações sobre Currículo: Currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

FERREIRA, E. B; OLIVEIRA, D. A. (org). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

GONTIJO; C. M. M. O Ensino de Língua Portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular Revista Brasileira de Alfabetização - ABAlf | ISSN: 2446-8576 / e-ISSN: 2446-8584 Vitória, ES.v.1, n.2, p. 174-190, 2015.

HOFFMANN, J. Pontos e Contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 9 ed. Porto Alegre: Mediação, 2005b.

HORTA, J, S, B. Planejamento educacional. IN: SAVIANI, D. [et al]. Filosofia da Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985. (Coleção Educação e Transformação, v. 6).

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 16 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MEIRIEU, P. A pedagogia entre o dizer e o fazer. A coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MORETO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de congtas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

PALUMBO, D. J. A abordagem de política pública para o desenvolvimento político na América. In: Política de capacitação dos profissionais da educação.Belo Horizonte: FAE/IRHJP, 1989. P. 35- 61. (Original: PALUMBO, Dennis J. Public Policy in America. Government in Action.2. Ed. Tradução: Adriana Farah. Harcourt Brace & Company, 1994. Cap.1 p. 8-29

PARENTE, M. C. C. A construção de práticas alternativas a pedagogia da infância: sete jornadas de aprendizagem. Tese (doutorado) Braga, Universidade do Minho, 2004.

PENNA FÍRMEl T. Avaliação: tendências e tendenciosidades. In: Ensaio Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, n. 2, 1994.

RICOUER, p. (org) Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: Uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SACRISTÁN, J. G, Âmbitos do plano. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GOMES, A. I. (Orgs). Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 4.ed. 1998b. cap.9. p. 233-293.

SANTO AGOSTINHO. Confissões. Porto: Liv. Apost. da Imprensa. Livro 1.

SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Asso- ciados, 2007. _____. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1986.

VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação: superação da lógica classificatória e excludente – do é proibido reprovar ao é preciso garantir a aprendizagem. São Paulo: Libertad, 1998.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. 3. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

Downloads

Publicado

23-09-2018

Como Citar

Gracino, E. R., & Nascimento, M. I. M. (2018). CURRÍCULO NACIONAL E AVALIAÇÃO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 2(2). Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/644

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)