RELATO DE EXPERIÊNCIA – PROJETO DE EXTENSÃO: ORIENTAÇÃO EDUCATIVA SOBRE O USO DE DROGAS

Aline Azevedo Siqueira, Cris Dayana Hornung, Emanuelle Cristine Sant’Ana Costa, Maurício Wisniewski

Resumo


O presente estudo busca relatar a experiência obtida na aplicação do Projeto de Extensão “Orientação Educativa Sobre o Uso de Drogas”, do curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Sant’Ana, em uma Escola Municipal da cidade de Ponta Grossa/PR. Assim, este resumo descreve como o projeto foi embasado, a forma com que foi aplicado, e os resultados obtidos na aplicação. Possui como sustentação teórica autores como Higa (2012) e Cordazzo& Vieira (2007).

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CASTRO, Magali Sampaio de; ROSA, Lúcia Cristina dos Santos. Prevenção do uso de drogas: adolescência, família e escola. Piauí: Universidade Federal do Piauí, 2010. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro. 2010/GT.7/GT_07_10_2010.pdf - Acesso em 27 set, 2018.

CORDAZZO, Scheila T. D. VIEIRA, Mauro L. A Brincadeira e suas Implicações nos Processos de Aprendizagem e de Desenvolvimento. Estudos em Pesquisas em Psicologia – UERJ, Ano 7, n. 1, p. 89-101

HIGA, Salete C. A. Martini. Jogo Pedagógico: facilitador do processo de ensino e de aprendizagem na alfabetização do 1º ano do Ensino Fundamental I. Universidade Tecnológica do Paraná. Medianeira, PR: 2012.

HYKADE, A.; MEYER-HERMANN, T.; JUST, B. Nuggets. [Filme-vídeo]. Produção de Thomas Meyer-Hermann, Bianca Just, direção de Andreas Hykade. Alemanha: Studio Film Bider, 2014. Youtube. 5 min. color. son. Disponível em: < https://goo.gl/T2N5Jb> - Acesso em 23 out, 2017.

MORAES, Fernanda F. de Mattos. O Papel dos Jogos e Brincadeiras no Processo de Desenvolvimento e Aprendizagem Escolar da Criança. Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento – PED: Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2013.

OUTEIRAL, José (org.). Clínica psicanalítica de crianças e adolescente: desenvolvimento, psicopatologia e tratamento. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Revinter Ltda, 2005. (Cap. 17)

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Editora: livros técnicos e científicos, 1990.

WALLON, H. A Evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.