A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO SOBRE A TEMÁTICA SEXUALIDADE COM ADOLESCENTES EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO

Helen Caroline Menezes Rosa, Andresa Oliveira, Camila Elias, Bianca Auer, Marcos Vinicius Barszcz

Resumo


O trabalho tem o objetivo de apresentar a importância de discutir a respeito da sexualidade no contexto do acolhimento institucional com adolescentes, como tambémabordarqual é a atuação do psicólogo neste contexto. Dentre os autores citados no decorrer do trabalho, baseou-se principalmente em: Aberastury (1989), Silva (2015) e Camargo e Ferrari,(2009). Busca-se através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa possibilita discussão sobre a adolescência e de seus aspectos, que se mostram presentes mesmo em contexto institucional. Conclui-se sobre a importância de trabalhar esta temática na pesquisa, como também na possibilidade de expressão individual que a sexualidade desenvolve.

Texto completo:

PDF

Referências


ABERASTURY, A.; KNOBEL. M. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Trad. S. M. G. Ballve. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

AMARAL, Vera Lúcia do. Psicologia da educação. Natal, RN: EDUFRN, 2007. 208 p.: il. Disponível em . Acesso em 28 de Setembro de 2018.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Brasília: Diário Oficial da União, 1990.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Saúde do adolescente: competências e habilidades / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamentode Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008.

CAMARGO, E.A.I., FERRARI, R.A.P. Adolescentes: conhecimentos sobre sexualidade antes e após a participação em oficinas de prevenção. Ciência & Saúde Coletiva, 14(3):937-946, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.

SAITO, M.I.; LEAL, M.M. Educação sexual na escola. Revista de Pediatria, vol. 22, n. 1, 2000. Disponível em: http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/html/451/body/07.htm. Acesso em 25/09/2018.

SILVA, Benedita Rodrigues da.Sobre sexualidade, adolescência e escola: uma proposta de intervenção. Planaltina, 2013.

SILVA, Christie Dinon Lourenço; DENARDI, Raquel Cristina; BECKER, Ana Paula Sesti; DELVAN, Josiane da Silva. A Psicologia nos serviços de acolhimento institucional e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 10(1), São João del-Rei, janeiro/junho 2015.

TIPIFICAÇÃO NACIONAL DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Brasília, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.