PROCESSO MANUAL DE RASTREABILIDADE DE PRUDUTOS UHT EM UMA INDÚSTRIA DOS CAMPOS GERAIS

Autores

  • Loren Caroline Domingues de Medeiros
  • Mayara Cristina Ghedini da Silva

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo manual de rastreabilidade de produto UHT em uma indústria da região dos Campos Gerais. Sua fundamentação teórica aborda os temas de rastreabilidade, processo de identificação do pallet, processo de carregamento, rastreabilidade dos lotes produzido e WMS (Warehouse Management System). A metodologia classifica-se como método dedutivo, natureza aplicada, qualitativa, objetivo descritivo, o procedimento técnico é bibliográfico, o publico alvo escolhido é a indústria de beneficiamento de leite dos Campos Gerais. A pesquisa constatou que os processos manuais de identificação e rastreabilidade são eficazes, mas podem ser aperfeiçoados. Conclui-se que o controle manual é eficiente, porém se possuíssem um sistema como o WMS melhoraria seus controles, otimizaria as operações de armazém, atividades administrativas.

Referências

ABNT. Sistemas de gestão de segurança de alimentos: Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos. 2019. ABNT NBR IDO 22000:2019.

BANZATO, Eduardo. Sistemas de Controle e Gerenciamento do Armazém (WMS). Disponível em: < http://www.guiadelogistica.com.br/ARTIGO261.htm>. Acesso em 3 out 2019.

GONÇALVES, Márcio André Araújo e SOUZA, Elinelson Pinheiro. Desenvolvimento de um sistema de gestão para pequenas empresas utilizando planilhas eletrônicas. Aplicação em uma empresa do setor moveleiro. In: EGEPE – ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. 3., 2003, Brasília. Anais... Brasília: UEM/UEL/UnB, 2003, p. 376-392. Disponível em: <http://www.anegepe.org.br/edicoesanteriores/brasilia/[27].pdf>. Acesso em 3 out 2019.

KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÂES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da Pesquisa: Um Guia Prático. Bahia: Via Litterarum, 2010. 86 p. Disponível em: <https://docplayer.com.br/1122732-Metodologia-da-pesquisa-um-guia-pratico.html>. Acesso em: 25 set 2019.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: FEEVALE. 2013. 276 p.

RIBEIRO, Priscilla Cristina. et al. O uso do WMS como Ferramenta de amparo a Operações de Armazenagem: um estudo de caso. In: Congresso do Sober, 43., 2005, Ribeirão Preto. Anais... Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/2/630.pdf>. Acesso em 25 set 2019.

Downloads

Como Citar

Medeiros, L. C. D. de, & Silva, M. C. G. da. (2019). PROCESSO MANUAL DE RASTREABILIDADE DE PRUDUTOS UHT EM UMA INDÚSTRIA DOS CAMPOS GERAIS. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 17. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/1699

Edição

Seção

Resumo Expandido