JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Loryane Batista Moreira
  • Maria Elganei Maciel

Resumo

Pesquisa que discute a aprendizagem da criança tendo como ferramenta o lúdico.  Objetivou: Analisar as contribuições dos jogos e brincadeiras para a vida da criança na Educação Infantil; Descrever a origem dos jogos e brincadeiras; Verificar como ocorrem os jogos e brincadeiras nas turmas e identificar, junto aos professores, as contribuições dos jogos e brincadeiras. O estudo utilizou a pesquisa qualitativa. Foi aplicado um questionário com cinco perguntas a nove professores de um Centro de Educação Infantil, em Ponta Grossa. Encontra-se em fase de conclusão. Porém, já é possível sentir, pelas questões analisadas, que os objetivos estão sendo alcançados.

Referências

FRIEDMANN, A. Brincar: crescer e aprender o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. 128p.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 62p.

PIAGET, H. G. FURTH. Piaget em sala de aula. 4.ed. Rio de Janeiro: Forense 1982. 231p.

RAU, M. C. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Intersaberes, 2012. 246p.

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Como Citar

Moreira, L. B., & Maciel, M. E. (2019). JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: O LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 17. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/1702

Edição

Seção

Resumo Expandido