ENTENDENDO A ORIGEM DA PROFISSÃO DO SECRETARIADO

Autores

  • Marcia Aparecida Pereira Dos Santos Faculdades Sant'ana IESSA
  • Cristiane De Fatima Costa Rosa Faculdade Sant'ana IESSA
  • Izabele Caroline Rodrigues Gomes

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a origem da profissão do secretariado, profissão esta masculina inicialmente, a luta feminina para inserir-se nesta profissão, posição conquistada na 1ª Guerra, pela convocação dos homens e falta de mão de obra no mercado de trabalho e brevemente o preconceito que o homem sofre nos dias atuais para reinserir-se nessa profissão, sofrendo com os rótulos criados pela sociedade, sentindo o preconceito que a mulher sente em outras profissões.

Referências

BARROS, Conceição de Maria Pinheiro; IZEQUIEL, Diego Saulo Alves; DA SILVA, Joelma Soares. Os desafios enfrentados pelo profissional de secretariado executivo do gênero masculino nas organizações contemporâneas. Revista de Gestão e Secretariado, v. 2, n. 1, p. 158-176, 2011.

BÍSCOLI, Fabiana Regina Veloso; DE SOUZA BILERT, Vania Silva. A evolução do secretariado executivo: caminhos prováveis a partir dos avanços da pesquisa científica e dos embates teóricos e conceituais na área. Revista Expectativa, v. 12, n. 12, p. 09-42, 2013.

OLIVEIRA, Saulo Alberto; NONATO JÚNIOR, Raimundo Orientador. A CONTRIBUIÇÃO MASCULINA NA EVOLUÇÃO DO SECRETARIADO EXECUTIVO. 2012.

MARTINS, Cibele Barsalini et al. A formação do profissional em secretariado executivo no mercado de trabalho globalizado. Revista de Gestão e Secretariado, v. 1, n. 1, 2010.

SAMPIERI,Hernández Roberto;COLLADO,Fernández Carlos;LUCIO,Baptista Pilar.Metodologia de Pesquisa.5.ed.Porto Alegre:AMGH,2013.624p.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. de A. Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Downloads

Publicado

16-11-2017

Como Citar

Dos Santos, M. A. P., Rosa, C. D. F. C., & Gomes, I. C. R. (2017). ENTENDENDO A ORIGEM DA PROFISSÃO DO SECRETARIADO. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 15. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/186

Edição

Seção

Resumo Expandido