ACÚSTICA E CONTROLE DE RUÍDO EM SALAS DE AULA: IMPACTOS NO DESEMPENHO DOS ALUNOS E NA SAÚDE VOCAL DOS PROFESSORES

Autores

  • Elainy Zahailo Iessa
  • Arnaldo Granatter De Paula Faria Iessa
  • Ester de Oliveira Gomes Parra Iessa
  • Thaísa de Cássia Marcondes Iessa
  • Paulo Zaratini Iessa

Resumo

O conforto acústico tem sido uma preocupação crescente em ambientes residenciais e profissionais, devido aos impactos negativos do ruído excessivo na saúde e no bem-estar das pessoas. Em ambientes educacionais, essa questão torna-se ainda mais crítica, pois a qualidade acústica das salas de aula influencia diretamente o processo de ensino-aprendizagem e a saúde vocal dos professores, cuja voz é sua principal ferramenta de trabalho. Estudos indicam que salas de aula com altos níveis de ruído ambiental afetam a compreensão dos alunos, prejudicam a concentração e dificultam o aprendizado. Além disso, esse ambiente contribui para o desgaste vocal dos professores. Salas de aula mal projetadas acusticamente aumentam o esforço auditivo dos alunos, tornando mais difícil a assimilação do conteúdo, o que impacta negativamente o processo de ensino-aprendizagem (Dreossi & Momensohn-Santos, 2005). O ruído, proveniente tanto de fontes externas, como o tráfego urbano, quanto internas, como conversas e movimentação dos alunos, também é prejudicial.Do ponto de vista dos professores, o impacto do ruído nas salas de aula é particularmente evidente na saúde vocal. A necessidade de elevar a voz em ambientes ruidosos sobrecarrega as pregas vocais, podendo causar problemas como rouquidão, fadiga vocal e disfonia. Em casos mais graves, essa sobrecarga pode resultar em nódulos ou lesões nas cordas vocais, levando até mesmo ao afastamento dos professores (Cruz et al., 2016). Esses distúrbios afetam diretamente a continuidade das atividades pedagógicas, impactando negativamente a qualidade do ensino (Guidini et al., 2012). A relação entre o ambiente acústico e a saúde vocal dos professores mostra que melhorias acústicas reduzem o esforço vocal e promovem a saúde a longo prazo. Entre as soluções acústicas sugeridas estão o uso de materiais absorventes, como painéis acústicos, cortinas e pisos adequados, além de um isolamento eficiente das salas de aula. Revestimentos de teto e parede com alta capacidade de absorção sonora também são recomendados para minimizar a reverberação e melhorar o conforto acústico (PKO do Brasil, 2024). Essas soluções, além de protegerem a saúde vocal dos docentes, também melhoram o desempenho acadêmico dos alunos, promovendo um ambiente de ensino mais favorável (Oliveira et al., 2021).Portanto, o controle de ruído nas salas de aula deve ser uma prioridade no planejamento arquitetônico das instituições de ensino. A implementação de soluções acústicas eficazes não só contribui para um ambiente escolar mais saudável e produtivo, mas também assegura uma comunicação mais eficiente entre professores e alunos, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem (Mondl, 2002). A adoção dessas medidas tem o potencial de reduzir o impacto negativo do ruído na saúde vocal dos professores e no desempenho dos estudantes (Gomes et al., 2023).

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Publicado

18-10-2024

Como Citar

ACÚSTICA E CONTROLE DE RUÍDO EM SALAS DE AULA: IMPACTOS NO DESEMPENHO DOS ALUNOS E NA SAÚDE VOCAL DOS PROFESSORES. (2024). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 22. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2638