PERCEPÇÃO DA INFLUÊNCIA DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA NA QUALIDADE DE VIDA DE CORREDORAS AMADORAS

Autores

  • Ingrid Vozeniak Martins Cescage
  • Stephanie Heidmann Rudeck Cescage
  • Bianca Carraro Massaneiro

Resumo

A incontinência urinária (IU) é definida como qualquer perda involuntária de urina e pode impactar negativamente a qualidade de vida, especialmente em mulheres ativas. Este estudo teve como objetivo analisar a percepção da influência da IU na qualidade de vida de corredoras amadoras residentes em Ponta Grossa, no Paraná. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com inserção de 22 mulheres na amostra final, das quais 10 (45,45%) relataram episódios de perda urinária durante a prática de exercícios físicos. Apesar disso, os resultados revelaram que a IU teve baixo impacto sobre a qualidade de vida das participantes. A maioria das respostas situou-se entre os valores 4,01 e 5,00, indicando pouca ou nenhuma interferência da condição no cotidiano. Um achado relevante foi que o Grupo B demonstrou maior preocupação com a localização de banheiros em locais novos e maior vigilância quanto ao esvaziamento vesical, mesmo sem histórico de perda urinária. Nenhuma mulher do Grupo A havia recebido diagnóstico clínico ou realizava tratamento fisioterapêutico, o que sugere possível subnotificação e falta de orientação. Os dados indicam que, por se tratar majoritariamente de IU de esforço, os impactos percebidos foram mínimos. A prática regular de exercícios pode estar associada a uma percepção mais positiva de saúde e bem-estar, mesmo diante da presença de sintomas. Conclui-se que a incontinência urinária, embora presente em algumas corredoras amadoras, não compromete significativamente sua qualidade de vida, para este grupo específico.

Biografia do Autor

  • Ingrid Vozeniak Martins, Cescage
    Acadêmica de fisioterapia pelo Cescage, 25 anos, com interesse em fisioterapia pélvica e saúde da mulher. Experiência em aplicação do método Pilates no tratamento fisioterapêutico. 

Downloads

Publicado

22-10-2025

Como Citar

PERCEPÇÃO DA INFLUÊNCIA DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA NA QUALIDADE DE VIDA DE CORREDORAS AMADORAS. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2916