O PROGRAMA PIBID COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO DO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO ESTADUAL REGENTE FEIJÓ

Autores

  • Camila Sviech dos Santos Faculdade Santana
  • Guilherme Pereira Olyntho de Souza Faculdade Santana
  • João Gabriel Batista Faculdade Santana
  • Clóvis Marcelo Sedorko Faculdade Santana

Resumo

 O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é caracterizado pela iniciativa de aproximar os estudantes das licenciaturas da realidade escolar, promovendo o elo entre os conhecimentos conceituais obtidos na graduação com a prática docente observada no “chão da escola”. A participação no programa tende a favorecer a compreensão dos fatores que permeiam o processo de ensino-aprendizagem, viabilizando o aprimoramento de habilidades fundamentais para o trabalho pedagógico (LIBÂNEO, 1994). Esta pesquisa tem como objetivo relatar a experiência dos acadêmicos da Faculdade Santana participantes do PIBID junto as turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Regente Feijó, localizado em Ponta Grossa/PR. A atuação ocorre sob a supervisão do professor preceptor José Abel Azevedo dos Santos, totalizando quatro horas semanais. Em termos metodológicos essa pesquisa configura-se como um estudo de caso, face aos procedimentos técnicos adotados e exploratória em relação aos objetivos apresentados. O registro das observações é realizado por meio de uma ficha estruturada e um diário de campo. Os dados preliminares evidenciam que a maioria dos alunos aderem bem a participação das atividades propostas, mostrando interesse e envolvimento e apenas uma minoria de estudantes não demonstra apreço por práticas esportivas. Diante desse quadro, o preceptor sempre esteve disposto a criar alternativas para inclusão de todos, buscando formas de adaptar as atividades com o objetivo de quebrar a resistência dos alunos quanto ao engajamento nas aulas práticas. Durante este período foram trabalhados diferentes conteúdos, entre os quais: jogos de tabuleiro; lutas (capoeira); esportes de invasão (futsal) e esportes de rede e raquete (voleibol e tênis de mesa), bem como esportes de inclusão paralímpicos e ainda debates sobre temas atuais, como a presença feminina nos esportes. A metodologia empregada para o desenvolvimento das aulas articulou momentos teóricos e práticos, realizados em sala de aula, no pátio, na quadra e demais áreas externas. A participação no programa permitiu identificar que os principais recursos pedagógicos disponíveis para a Educação Física eram equipamentos digitais como o educatron, além de materiais esportivos como: bolas, cordas, arcos, entre outros. Observou-se também que os estudantes do ensino médio aprenderam conceitos do esporte e suas diferentes formas, como por exemplo: esporte educacional, que ajuda no aprendizado; esporte de participação, voltado para lazer e socialização e esporte de rendimento, direcionado para atletas de alto nível atlético. Por fim, conclui-se que este primeiro contato com o campo da docência é uma grande oportunidade para a formação acadêmica, visto que possibilita conhecer e compreender a dinâmica escolar e os desafios educacionais, bem como identificar a importância da atualização profissional, buscando desenvolver uma atuação voltada para atender todas as demandas requeridas pelos alunos.

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Publicado

22-10-2025

Como Citar

O PROGRAMA PIBID COMO FORMA DE INTEGRAÇÃO DO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO ESTADUAL REGENTE FEIJÓ. (2025). Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 23. https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/2966