APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ENSINO QUE TRANSFORMA

Autores

  • Thiago Silva Carvalho
  • Karen Jamile Taborda da Silva
  • Paulo Fernando Zarattini

Resumo

A Aprendizagem Significativa é uma teoria que integra, socializa e dinamiza a aprendizagem mediante o conhecimento prévio do aluno ao mais elaborado e sistematizado. Por meio de uma prática educativa significativa pode se alcançar um ensino transformador na reciprocidade na relação entre professor e aluno. Neste trabalho investigamos aspectos da teoria da aprendizagem significativa que priorizam a transformação do indivíduo. Para tanto apoiamo-nos em autores referências na área tais como: FERNANDES (2011), (MOREIRA, 2010), ZARATINI (2014). Observa-se que o principal objetivo da Aprendizagem Significativa é que ela preserve a idiossincrasia, isto é, seja particular de cada, um favorecendo a construção de um aprendizado transformador.

Referências

FERNANDES, Elisângela. David Ausebel e a Aprendizagem Significativa. NOVA ESCOLA. 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/262/david-ausubel-e-a-aprendizagem-significativa. Acesso em 13 Ago. 2017.

MOREIRA, Marco Antonio. O que é afinal aprendizagem significativa? Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 2010.

ZARATINI, Paulo Fernando. Experimentação em Óptica nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Compreensão Fenomenológica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014.

Downloads

Publicado

16-11-2017

Como Citar

Carvalho, T. S., da Silva, K. J. T., & Zarattini, P. F. (2017). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ENSINO QUE TRANSFORMA. Anais Da Jornada Científica Dos Campos Gerais, 15. Recuperado de https://www.iessa.edu.br/revista/index.php/jornada/article/view/443

Edição

Seção

Resumo Expandido