A DISCALCULIA E OS DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE

Jessica Laysa Silva, Emanueli Prestes dos Santos, Ingrid Gayer Pessi

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo conceituar e caracterizar a discalculia, diferenciando-a de outras dificuldades de aprendizagem que se apresentam no âmbito escolar. E ainda, analisar o papel e os desafios do professor no processo de ensino e aprendizagem de alunos que apresentam tal distúrbio. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico, baseando-se principalmente nos seguintes autores: Campos (2014); Rotta (2006) e Oliver (2018). Por meio da pesquisa, foi possível constatar que é de grande importância a formação continuada do docente para que esteja preparado ao receber em sua sala de aula um aluno discalcúlico, deste modo, sabendo como trabalhar com este discente.

 


Texto completo:

PDF

Referências


CAMPOS, A. M. A. Discalculia: Superando as dificuldades em aprender matemática. 2. Ed. Rio de Janeiro: Wak, 2014.

JOHNSON, Doris J. Distúrbios de Aprendizagem. São Paulo: editora da Universidade de São Paulo, 1983.

OLIVER, L. Distúrbios de Aprendizagem e de Comportamento. 4. Ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

ROTTA, Newra Tellechea et al. Transtorno de Aprendizagem: Abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.