PSICO-ONCOLOGIA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO FRENTE A PACIENTES ONCOLÓGICOS.

Luana De Antoni, Jennifer Andrieli Pereira, Jessica Regean Garcia da Luz, Ingrid Ellen Gonçalves, Beatriz De Souza

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção psicológica frente á pacientes oncológicos, buscando evidenciar a importância da atuação do psicólogo junto a estes e sua família, o qual não se restringe apenas no ambiente hospitalar. Para isso foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica e exploratória para analisar os benefícios da Arteterapia e do Home Care como formas de intervenção. Constatou-se como resultados que os métodos utilizados auxiliam no enfrentamento do paciente durante seu tratamento, assim como também beneficiam suas famílias através de informações e acolhimento adequados.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Elisangela. Profissionais da Saúde & Home Care – 1. Ed – Rio de Janeiro: Revinter, 2017.

LAHAM, Cláudia Fernandes. Peculiaridades do atendimento psicológico em domicílio e o trabalho em equipe. Psicol. hosp. (São Paulo), São Paulo, v. 2, n. 2, dez. 2004 . Disponível em . Acessos em: 08 set. 2018.

MOLITERNO, Ian Marinho de et al. A atuação do psicólogo com grupos terapêuticos. Psicologia Caderno de graduação. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2018.

AATESP, Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo – (Org.). A formação em Arteterapia no Brasil: contextualização e desafios. Textos do III Fórum Paulista de Arteterapia. São Paulo: 2010. 163 p. Org. Maíra Bonafé Sei. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.