AVALIAÇÃO DE BIOLOGIA SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Fernanda Mendes Ferreira, Donizeti Pessi

Resumo


Este trabalho objetivou investigar as percepções acerca da avaliação da aprendizagem de Biologia, dos alunos de ensino médio de duas escolas públicas da cidade de Ponta Grossa-Pr. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo categorial de Bardin (2004). Percebe-se pela fala dos alunos que a avaliação de Biologia esta voltada para uma função classificatória. E que a verdadeira função da avaliação que é identificar as necessidades e melhorar as aprendizagens dos alunos.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo.Tradução de Augusto Pinheiro e Luís Antero Reto. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004. 229 p.

BATISTA, D. E. Análise da prática avaliativa de biologia frente aos instrumentos e limitações da avaliação da aprendizagem. 2017, 85 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009. 221 p.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 3.ed. São Paulo: Harper &Roll do Brasil, 1996. 267p.

_____________. Prática de ensino de biologia. 4.ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17.ed. São Paulo:Cortez, 2005. 180 p.

NUHS, A. C.;TOMIO D. A Prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v.22, n.49, p.259-284, maio/ago. 2011. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/1976/1952

PAIXÃO, M. V. S.; PAIXÃO, M. P. Importância da Orientação Escolar para a formação do hábito de estudo dos alunos da Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, E.S., Brasil. Revista Científica de Educación y Desarrollo Social, v.5, n.2, p.213-244, 2009. Disponível em: https://www.uaa.edu.py/investigacion/download/orientacao_escolar_formacao.pdf

PENNA FIRME, T. Avaliação docente e do ensino. Brasília: Universidade de Brasília, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.